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Ronaldo Linhares: professor que abraçou a missão de transformar a educação

Conheça a trajetória de um dos docentes responsáveis pelo desenvolvimento do projeto de Ensino a Distância na Unit

às 17h00
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O primeiro filho de uma família do interior de sergipano a conseguir diploma do ensino superior. Hoje, Ronaldo Nunes Linhares, é Doutor em Ciências da Comunicação, Professor Titular II do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes.

“A minha história não tem muito de diferente da maioria da população que vem de famílias de pais semialfabetizados, agricultor do interior ou das periferias e tem que resistir às dificuldades que a sociedade coloca em relação ao processo de ascensão social. Em meu caso importante destacar que a escolha da profissão, ser professor, foi importante para minha vida pessoal”, revela.

Se ser professor foi uma escolha de vida, o caminho revelou um docente com a missão de transformar a educação. Em primeiro de março de 1988 começava a história de Ronaldo Linhares com a Universidade Tiradentes. Como professor dos cursos de Economia, Contábeis e Administração, lecionava a disciplina EPB aos sábados. No ano seguinte assumiu a disciplina de História Econômica nos três cursos. Também assumiu disciplinas da filosofia no curso de Psicologia por dois semestres.

“Fui professor de Filosofia, Teoria Geral do Estado e Teoria política no curso de direito até 1999, quando sai para o doutorado e quando retornei em 2000 por mais um ano. Quando conclui o doutorado passei a lecionar disciplinas no curso de Comunicação Social/Jornalismo com História da Imprensa e, mais tarde, História Social da Mídia, disciplina que atuo até hoje”, relata.

Em 1999, o prof. Ronaldo foi aprovado para o Doutorado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo-USP. Liberado pela instituição para fazer os créditos, teve o retorno marcado para um ano depois. Na volta recebeu a missão de montar o Núcleo de Educação a Distância (NED) da Unit, um projeto da Pró-Reitoria Acadêmica, sob a gerência do professor Jouberto de Uchôa Junior. Além do Prof. Ronaldo, integravam o grupo inicial do NED, a professora Gilvanda Maria da Silva e o professor Mário Vasconcelos. O trabalho contou ainda com a consultoria da professora Ana de Lourdes da Universidade Federal Fluminense-UFF.

“Este trio, responsável por propor um modelo de EAD para a Unit, tinha convicção de que seria um grande desafio, uma certa oposição por alguns entenderem que a EAD era uma modalidade inferior e viria substituir o ensino regular. Por outro lado, existiam as dificuldades em produzir conteúdo e estratégias a distância, inicialmente com material impresso e logo depois com ambiente virtuais de aprendizagem, característicos da internet 2.0 e 3.0. Hoje, com a pandemia é impossível pensar numa educação restrita aos espaços formais e a aprendizagem fechada no conceito de presencial, analógico e sem mediações dos dispositivos digitais. Embora nem todas as experiências advindas durante a pandemia possam ser classificadas como EAD, não podemos deixar de considerar que os modelos já desenvolvidos no Brasil até agora contribuíram muito para o enfretamento deste momento”, ressalta.

A Unit foi uma das primeiras instituições nacionais a ter dois projetos autorizados para serem oferecidos na modalidade a distância, um de Pós-graduação e um de Graduação. Desenvolveu sua primeira experiência com professores municipais, já em 2000, por meio de um convênio com a prefeitura de Canindé de São Francisco. Em outra experiência, o sucesso com professores de Laranjeiras levou a EAD e a graduação como possibilidades de acesso ao ensino superior para muitos docentes, que só tinham o ensino médio e para outros que queriam ingressar no Magistério.

“Em se tratando da Unit não é difícil relacionar estas ações visionárias e desbravadoras. A proposta feita ao grupo foi desafiadora e o apoio do Prof. Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, no momento pró-reitor acadêmico, fundamental. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que a Unit é responsável pela formação de um número consistente de professores via EAD e mediante parceria com as Prefeituras. Também é importante destacar que o modelo de Ensino a Distância implantado pela instituição foi inovador em relação a Implantação e Gestão dos Polos, Modelo de Tutoria e a adoção de Ambientes virtuais de Aprendizagem com base nacional. A Universidade Tiradentes é uma instituição fundamental para a história da educação, para a economia e desenvolvimento de Sergipe”, conclui.

 

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