ESTUDE NA UNIT
MENU

Apoio ao esporte é uma das marcas da Unit

Atletas e equipes da Unit se destacam em competições nacionais; apoio estrutural ao esporte se estende ao Confiança, que está na Série B do Brasileirão

às 18h59
Compartilhe:

Uma das vocações mais fortes do Grupo Tiradentes é o apoio a iniciativas que integram e agregam valor à comunidade – e uma delas é a do esporte. Através de suas unidades, ela incentiva a participação de seus alunos em competições esportivas e também apoia atletas das mais variadas modalidades, especialmente em Sergipe, através da Universidade Tiradentes. Com esse apoio, diversos alunos, atletas e equipes do estado tiveram sucesso e conquistaram centenas de títulos estaduais, regionais, nacionais e internacionais. 

“O esporte é uma das bandeiras que a Unit defende e tem em sua essência. Ela sempre busca incentivar e apoiar seus alunos, egressos e atletas amadores ou profissionais a praticarem esportes e a competir, pois tem a convicção e a certeza dos benefícios que uma pessoa que pratica atividade física terá em sua vida”, define o coordenador de esportes da Unit Sergipe, professor Walter Thiessen. Ele explica que esse apoio se dá tanto com o auxílio em viagens, inscrições, uniforme e treinamento, quanto através da realização de treinamentos em seu complexo esportivo, no Campus Farolândia, em Aracaju. E também com o apoio de professores e alunos dos diversos cursos ofertados pela instituição, como Medicina e Educação Física

Entre os exemplos de atletas apoiados pela Unit que conquistaram títulos está o para-atleta Alan Bizerra, aluno de Educação Física, que compete a maratona paralímpica e está entre os melhores do país. No momento, ele disputa uma vaga entre os que vão disputar as Paralimpíadas 2020, marcadas para agosto deste ano, em Tóquio (Japão). A Unit também tem uma equipe de Voleibol Feminino, formada por alunas de diversos cursos e diversas Egressas da instituição. Trata-se da atual campeã sergipana adulta da categoria. 

Em outra modalidade, dentro dos chamados e-sports, outro destaque é Gustavo Souza, aluno de Ciências da Computação, que foi vice-campeão da modalidade FIFA nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) de 2019. Ele está entre os quatro melhores jogadores do FIFA no Brasil e vai participar da fase final da mesma modalidade nos Jubs deste ano, em Brasília. Ainda nos e-sports, a equipe de LOL (League of Legends) da Unit Sergipe, formada por cinco alunos de diversos cursos, foi a grande revelação em 2018, ao conquistar o título de campeão nos Jubs realizados em Maringá (PR). 

Nas artes marciais, os karatecas Guilherme Garcez e Manuela Guimarães foram medalhistas nos Jubs de 2019 e ficaram entre os melhores dos Jogos Universitários do Nordeste de 2020. E a judoca Fernanda Melo é atual campeã Sergipana e Medalhista do Jubs na modalidade, sendo uma das atletas destaques no cenário nacional da modalidade. Mesmo com a época de pandemia, eles adaptaram e mantiveram seus treinos, com foco nos Jubs de 2021, em dezembro. 

Para o professor Thiessen, o apoio aos atletas, em sua maioria alunos ou egressos da Unit, é importante por vários motivos. “Poder ajudar os atletas a desenvolver suas habilidades, ajudar na formação de cidadãos de forma constante, ajudar na manutenção da saúde da população entre outros fatores que o esporte proporciona aos seus praticantes. A Unit não poderia pensar diferente e sempre busca formas de apoiar e incentivar o atleta a seguir em sua carreira e prepará-lo para quando ela for encerrada e o mesmo tenha uma profissão para seguir na próxima fase da vida”, afirma.

Futebol

Mas um grande destaque do cenário esportivo é o apoio da Unit Sergipe à Associação Desportiva Confiança, que está na Série B do Campeonato Brasileiro. Conhecido como “Dragão do Bairro Industrial”, o time sergipano voltou para a divisão de acesso do futebol nacional em 2019, após um interregno de 29 anos, e segue em 2021 na disputa por uma vaga na Série A contra outros times de renome, como Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Guarani, Náutico, Remo e Vitória.

A unidade do Grupo Tiradentes participa desta caminhada do Confiança há muitos anos. O clube sempre usa o campo de futebol do complexo esportivo da Farolândia para os seus principais treinamentos, além do parque aquático, da academia de ginástica e de outras áreas do complexo para o trabalho físico de seus atletas. Alguns cursos, como o de Fisioterapia, também auxiliam os jogadores na recuperação.

Esse contato direto com o dia-a-dia de um grande clube também tem servido de auxílio para o aprendizado prático dos alunos. “A interação dos alunos e professores de diversos cursos com essas equipes e atletas é constante e fundamental. Muitos atletas precisam de acompanhamento de diversos profissionais e têm dificuldade de encontrar algo mais específico na área esportiva. Com isso, nossos alunos e professores podem atuar de forma constante e apoiar cada vez mais os atletas para melhorarem seus resultados”, destaca Walter Thiessen.  

Asscom | Grupo Tiradentes

 

Compartilhe: