ESTUDE NA UNIT
MENU

Acadêmicos de Farmácia atendem comunidade na UBS Dr Roberto Paixão

Acadêmicos do curso de Farmácia da Unit prestam orientação aos usuários da UBS Roberto Paixão, no bairro 17 de março, mesmo durante a pandemia.

às 23h12
Compartilhe:

Por Stefânia Leal e Raquel Passos

Protagonista neste momento de pandemia, a área da Saúde necessita de todas as forças somadas para melhor atender a sociedade. Para contribuir nesse momento desafiador, acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes – Unit –  realizam estágio na Unidade Básica de Saúde – UBS – Dr Roberto Paixão no bairro 17 de março, em Aracaju. Orientações aos pacientes no momento da dispensação, explicam quanto à utilização de caneta de insulina, cremes vaginais, preparo de suspensão, entre outros esclarecimentos são alguns dos serviços ofertados.

Segundo a professora preceptora do curso de Farmácia da Unit, Ketlhyn Pinheiro, a contribuição dos alunos na UBS é uma etapa importante para a formação, já que é um momento de aliar teoria e prática dos futuros profissionais.

O estágio é uma etapa importante no aprendizado e no desenvolvimento do aluno. Além de aproximar esse aluno da comunidade. É durante esse momento que os alunos conseguem colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula”, afirma.

O atendimento farmacêutico acontece sempre que é perceptível que o paciente não possui uma boa adesão ao tratamento medicamentoso ou tem alguma dificuldade para tomar o medicamento. “Além da nossa abordagem no momento da dispensação na farmácia, esses pacientes também são encaminhados pela equipe da Enfermagem do posto. Também realizamos atividades voltadas para a organização e funcionamento da farmácia”, acrescenta a professora.

Dentre as atividades voltadas para a organização e funcionamento da farmácia, os alunos realizam dispensação, fazem conferência semanal do carro de emergência na sala de observação, o acompanhamento da equipe de enfermagem na sala de vacina e sala de curativos.

Por conta da pluralidade da comunidade, cada paciente demanda uma especificidade o que contribui para um aprendizado mais aprofundado aos futuros farmacêuticos. “A comunidade tem participado e aceitado muito bem, alguns elogiam e relatam que antes não tinham esse serviço de orientação da farmácia aqui no posto e agora eles têm”, finaliza a preceptora.

UBS

O acompanhamento e a multidisciplinaridade presentes nas Unidades Básicas de Saúde – UBS proporcionam assistência à comunidade para além das fronteiras do próprio equipamento de saúde. Na UBS são oferecidos serviços como consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Leia mais:

Compartilhe: