ESTUDE NA UNIT
MENU

Acadêmicos de Arquitetura desenvolvem projeto para preservar pesquisas da área

O objetivo do Projeto é transformar os trabalhos em banco de dados para os estudantes da área.

às 20h57
Lygia Carvalho
Compartilhe:

Preservar a memória é edificar a identidade social e local e os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes entendem bem essa tarefa. O Núcleo de Projetos, Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo (NUPPE) desenvolve projeto para digitalizar e catalogar projetos e trabalhos de conclusão de curso de egressos.

O objetivo do Projeto, de acordo com a coordenadora do NUPPE, Lygia Carvalho, é transformar os trabalhos em banco de dados para os estudantes da área.

“O Estoca NUPPE foi uma ideia dos próprios estagiários que decidimos abraçar. É uma atividade muito importante, uma vez que transforma os trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas em banco de dados de pesquisa para todos os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanisno e até da instituição”, afirma Lygia.

Aluna do nono período de Arquitetura na Unit, Vitória Almeida Santos, faz parte do projeto desde o início e relata que a ideia surgiu pela dificuldade em algumas disciplinas, como Planejamento Urbano, que demandam mapeamento urbano e visitação, atividades suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

Experiência

“Vimos que é uma atividade de suma importância para a gente, nos quesito de técnicas e de experiências práticas. Como a pandemia nos impede de realizar atividades de mapeamento, de visitar casas, percebemos a necessidade de um banco de dados. Também vimos como essas informações armazenadas e o cruzamento de dados seriam potencializadores de novas discussões e base para outras linhas de pesquisa”, relata.

A partir daí, os alunos começaram a recolher trabalhos, digitalizar e catalogar as pesquisas. “Colocamos em prática com metodologia de pesquisa. O NUPPE é um extra da sala de aula e nos auxilia muito na aprendizagem”.

Já Allana Oliveira, também do nono período, explica que o Estoca NUPPE objetiva ser um banco de dados para os alunos já que a pandemia atrapalhou a pesquisa in loco.

 

Compartilhe: