Por Roberta Andrade e Raquel Passos
Com foco na qualidade e nas boas práticas de mercado, inclusive internacionais, a pós-graduação da Universidade Tiradentes – Unit – oportuniza experiências únicas e conteúdos diferenciados aos seus estudantes. Pensando nisso, o time do lato sensu promoveu o Congresso Internacional de Gestão Empresarial e Negócios em Países Lusófonos, de 27 a 29 de maio, via Youtube.
Com o tema ‘Transformação Digital’, a mesa de abertura contou com a Food Engineer, Ph.D e Head de Aceleração Hotmilk, Patrícia Tozatti, que abordou alguns cases de inovação e como isso pode interagir com as universidades e as empresas. “O que fazemos na Hot Milk, particularmente na questão da inovação, trabalhamos para aproveitar as ideias que não necessariamente precisam ser inéditas, como muitos supõem. Fazemos parte de um ecossistema de Inovação da PUC do Paraná e temos orgulho de ser um dos maiores HUBs de inovação do Sul do País, onde há mais de 700 pessoas reunidas exatamente para pensar em inovação”, explicou. Para ela, as startups não podem ser vistas como conduzidas por ‘um bando de meninos aventureiros’. “Elas também são empresas com suas regras e regimes jurídicos, termos e acordos de confiabilidade, um ambiente de negócios mesmo, de realidade de mercado”, enfatizou.
Poliane Brito, business developper da HotMilk, também participou da mesa. Ela ressaltou que o primeiro passo para atuar no segmento. “É conhecer a sua própria realidade, suas dores e necessidades. Deve-se procurar universidades e centros de pesquisa, instituições do próprio mercado que já desenvolvem pesquisas na área demandada. Inovar é também começar internamente com seus próprios recursos”, comentou.
O mediador do bate-papo, professor José Walter Filho, aproveitou para acrescentar que: “na Unit, a disciplina ‘Startups e incubadoras de negócios’ teve inclusão na grade do curso de Administração e hoje já está presente em outros cursos”.
Já o coordenador de pós-graduação lato sensu da Unit, professor doutor Paulo Eduardo Martins, compartilhou sua visão sobre o evento: “Este é um dos nossos primeiros eventos ao longo do ano, que foi construído e pensado com o que o mercado tem de melhor a oferecer para interagirmos entre os países lusófonos e a nossa sociedade, com uma programação muito bem escalonada. Nos próximos dias, vamos divulgar o Master Class para compartilhar mais conhecimento”, revelou.
Para conferir o evento na íntegra, acesse:
Leia mais:
Vem aí o Congresso Internacional de Gestão Empresarial em Países Lusófonos