ESTUDE NA UNIT
MENU

Denuncie qualquer tipo de violência contra a Pessoa Idosa

O isolamento social salvou milhares de vidas diante da pandemia Covid-19, mas deixou pessoa idosa mais vulnerável à violência.

às 21h03
Compartilhe:

Nesta terça-feira, 15, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em tempos de pandemia a data ganha ainda mais relevância devido ao aumento da vulnerabilidade desse público que acaba sofrendo abuso psicológico, além de violência, negligência e abandono por parte da própria família.

De acordo com a assistente social da clínica de Psicologia, Jaqueline Xavier, o momento serve como um momento para chamar atenção das novas gerações sobre o tema. “A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa para denunciar esses abusos”, destaca.

Com a data, é possível convidar a sociedade para discutir um tema necessário em especial com as futuras gerações, em busca de transformar o cenário.

“Devemos pensar em um envelhecimento dessa população idosa de forma saudável, oferecendo dignidade, sem temor ou opressão. Precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e, em especial, precisamos preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais de forma a assegurar o envelhecimento de forma saudável”, completa Xavier.

Para denunciar qualquer tipo de abuso contra a pessoa idosa, disque 100 ou acione a polícia discando o número 190.

Saúde mental da pessoa idosa

Em março de 2021, o Projeto de Extensão ‘Conectados: Um bem para a Saúde Mental e Social’ foi tirado do papel com o objetivo de intervir no meio social dos pacientes idosos da Clínica de Psicologia da Unit e dos idosos que são assistidos pelo Programa de Assistência Integral à Melhor Idade – PAIMI – da Unit. 

Entre os objetivos do projeto estão promover a interação virtual dos idosos possibilitando melhora da saúde mental e social, contribuir com informações socioeducativas sobre aspectos facilitadores para inserção em redes sociais diminuindo as barreiras de acesso a espaços virtuais, possibilitar a promoção da saúde mental e social, compartilhar conteúdos que favoreçam habilidades de como lidar com problemas psicossociais.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto.

Compartilhe: