ESTUDE NA UNIT
MENU

Tecnologia: Projeto Conectados reduz distância entre idosos

O projeto Conectados tem o intuito de promover a interação virtual com os idosos, através de temas que envolvem a saúde mental e social.

às 20h24
Compartilhe:

A Pandemia instaurada no mundo trouxe várias consequências sociais, econômicas e psicológicas para as pessoas. Os cuidados desde o início da pandemia da Covid 19 são redobrados para os idosos e pessoas com alguma comorbidade. O discurso – Fique em Casa – acabou por isolar as pessoas das suas atividades sociais, como o encontro com os grupos e com isso a comunicação, o espaço de descontração e interação entre as pessoas foi ficando cada vez mais restrito. A necessidade de isolamento para proteção, revelou quadros depressivos, de ansiedade e angústia.

Por conta das medidas de biossegurança, os atendimentos a esse público da Clínica de Psicologia e do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade – PAIMI, da Universidade Tiradentes, também foram suspensos durante o ano de 2020, mas para este ano, com a ajuda da tecnologia, as atividades foram retomadas.

“O ano de 2020 foi um divisor do modo de vida na terra e em 2021 tivemos um “novo começo” para nos reinventarmos através das dificuldades. Por meio da tecnologia estamos inovando, encontrando novos caminhos, novas rotas e novas alternativas. Não podemos desistir de ser feliz”, afirma a professora Zulnara Mendonça Mota – Coordenadora do Paimi/Unit.

O novo momento surgiu com a proposta do Projeto de Extensão ‘Conectados: Um bem para a Saúde Mental e Social’. O objetivo é intervir no meio social dos pacientes idosos da Clínica de Psicologia da Unit e os idosos que são assistidos pelo grupo PAIMI.

“Este projeto tem o intuito de promover a interação virtual com os idosos, através de temas que envolvem a saúde mental e social. Com o projeto surgiu a oportunidade de estarmos juntos para cultivarmos afetos e estreitar as distâncias. As atividades serão operacionalizadas virtualmente e os idosos contarão com o suporte das estagiárias Jeiciane Lima e Viviane Luz para que possam baixar o aplicativo e conseguir interagir com a programação de cada encontro”, conta Jacqueline Xavier, assistente social da Clínica de Psicologia da Unit.

Entre os objetivos do projeto estão promover a interação virtual dos idosos possibilitando melhora da saúde mental e social, contribuir com informações socioeducativas sobre aspectos facilitadores para inserção em redes sociais diminuindo as barreiras de acesso a espaços virtuais, possibilitar a promoção da saúde mental e social, compartilhar conteúdos que favoreçam habilidades de como lidar com problemas psicossociais.

“Os idosos que participam da atividade foram instruídos através de contato via telefone, videoconferência (whatsapp)  e vídeo ilustrativo para ensinar como baixar e usar a ferramenta do google meet, após esse contato personalizado com os idosos foram montados circuitos de temas para serem trabalhados com os idosos, como a importância contínua da atividade física, orientação de direitos sociais, a importância da alimentação saudável e fatores que contribuem para a imunidade e o equilíbrio para uma mente saudável”, aponta Jaqueline Xavier.

“Esses encontros virtuais trarão resultados muito positivos para as senhoras integrantes do Paimi, ajudando a superar esse momento difícil de pandemia e isolamento. Serão compartilhadas atividades de cultura, saúde e lazer. Através das redes sociais com a colaboração dos profissionais e estagiárias convidadas, a inclusão dos meios comunicativos virtuais de forma equilibrada possibilitará a melhora na qualidade de vida”, ressalta a prof. Zulnara.

Paimi

Implantado em 1997, o Programa de Assistência Integral à Melhor Idade – PAIMI tem o objetivo de atender idosos a partir de 60 anos da comunidade do bairro Farolândia e adjacências, proporcionando ocupações e auxiliando o público atendido para que assumam importantes papéis na sociedade.

“O objetivo do programa é ser um antídoto contra a depressão. O PAIMI representa para as 60 senhoras que hoje integram o grupo um espaço indispensável de convivência, passatempo e aprendizado”, pontua a coordenadora Zulnara Mota.

Com uma programação eclética, o grupo, antes da pandemia, mantinha encontros regulares durante os períodos letivos nas tardes de segunda e terça-feira, dias para o desenvolvimento de atividades na sede situada no espaço de 2 salas no Bloco “C” da Unit – Campus II – Farolândia.

“As atividades contemplam confecção de artesanatos, a participação efetiva de palestras relacionadas a assuntos de interesse do nosso grupo, exibição de filmes e documentários seguidos de debate, excursões, visitas culturais, gincanas e festas, recreação, caminhadas, trabalhos em crochê, bordados, pinturas, artesanatos, alimentação alternativa, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo e coral’, conclui a coordenadora.

Leia também:

 

Compartilhe: