ESTUDE NA UNIT
MENU

Direito mantém-se no ranking das carreiras mais desejadas do país

Permanente evolução social torna o Direito uma área em constante modificação que necessita de profissionais constantemente atualizados com o seu tempo

às 19h28
Mário Jorge Fortes, professor e coordenador da Área de Direito da Unit Sergipe
Compartilhe:

Direito continua sendo a área campeã em número de matrículas realizadas em universidades brasileiras. No mais recente Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2019, mais de 800 mil estudantes começaram a estudar na área.

Podemos definir o Direito como o “conjunto de normas que regem as relações entre indivíduo, Estado e Sociedade”. Conceito que pode variar em relação à referência doutrinária utilizada mas, em qualquer perspectiva, vai ser construído a partir de uma ideia de regras orientadas para viabilizar uma convivência harmônica, respeitando a dignidade da pessoa humana e a pacificação social.

Para além dos campos tradicionais, o grande desafio da profissão está nos novos saberes, que permitem atuar em um Direito sem divisas estaduais. A atual tecnologia de comunicação possibilita que se atue em qualquer lugar do país com ajuizamento virtual.

Constante aprendizado

O profissional do século XXI precisará dominar a tecnologia, estar atento às mudanças normativas e desenvolver diferenciais que lhe permitam ingressar em diversos mercados. Seja como bacharel, advogado, jurista, operador do direito, professor ou pesquisador, quem se envolve com este campo do saber, terá de observar a  permanente evolução das relações sociais.

É o que torna a área dinâmica e em constante modificação, obrigando ao profissional compreender a realidade e buscar normas capazes de responder a essas evoluções. Estar atento às alterações das leis e normas, ou mesmo realinhamentos quanto à interpretação, é parte da rotina de trabalho.

É preciso aliar o conhecimento jurídico material com conhecimentos de outros ramos que embasam essas mudanças sociais como Antropologia, Sociologia, Economia, Ciência Política e Direitos Humanos. Conhecer as normas e interpretá-las adequadamente é a essência da profissão.

Diferentes áreas de atuação

A evolução das relações sociais tem acrescentado atividades e áreas de atuação do Direito, tais como o Direito Digital e Lei de Proteção de Dados, Crimes Cibernéticos, Regulamentação das Startups, Direito Portuário, do Petróleo e Gás, entre outras. Mas, tradicionalmente o profissional da área jurídica se especializa em uma das quatro grandes áreas de atuação:

– Direito Público: Constitucional, Tributário, Administrativo, Ambiental, Financeiro, entre outros;                                                                                               

 – Direito Privado: Empresarial, Família, Sucessões, Obrigações, Contratos, Patrimônio (Direitos Reais), Consumidor;                                      
– Direito Trabalhista e previdenciário;                                                           
– Direito Penal (ciências criminais em sentido amplo)

Dentro dessas áreas existem ainda carreiras jurídicas tradicionais: Advocacia, Defensoria Pública, Procuradoria, Promotoria, Magistratura, Docência, Pesquisa. Além de outras específicas de cada grande área (delegado, auditor – não privativo da área jurídica, Analista Jurídico, entre outros).

A formação universitária

O estudo em uma universidade preparada para os desafios contemporâneos pode ser decisivo na formação deste profissional do futuro. O século XXI pede domínio da tecnologia, atenção às mudanças normativas e desenvolvimento de diferenciais que permitam o ingresso em diversos mercados.

Conhecer as áreas, ter uma base sólida com uma preparação técnica adequada e oportunidade de realizar atividades práticas auxilia o aluno a identificar suas aptidões e direcionar seu caminho profissional. O curso dura em média cinco anos, sendo voltado à compreensão profunda das leis e normas sociais e do sistema jurídico do país, do estado e do município.

Um Curso de Direito deve unir qualidade teórica e científica com prática profissional. Assim é possível contribuir no desenvolvimento de profissionais capacitados, com visão crítica e reflexiva, preparados para o mercado de trabalho.

A preparação do estudante da Unit

Ao ingressar na instituição de ensino é possível aproveitar todos esses diferenciais conforme suas aptidões. Avaliações diagnósticas vão identificar virtudes, potenciais e gaps de aprendizagem e serão ofertados cursos de extensão para potencializar e/ou corrigir eventuais dificuldades individualizadas. A preparação do estudante é completa, com uma matriz curricular moderna, atualizada conforme mudanças nas Diretrizes Curriculares do Curso de Direito e, sobretudo, atenta às mudanças sociais. 

Desde o primeiro período são realizadas atividades de prática jurídica e de preparação científica. A qualquer momento do curso, conforme interesse do aluno, é possível ingressar em cursos de extensão, nivelamento, aprofundamento, grupos de estudo, grupos de pesquisa, iniciação científica e outras atividades que permitam a ampliação de seus conhecimentos.

O ambiente do Campus Universitário permite um desenvolvimento completo, desde a prática de atividades físicas (possui campo de futebol, ginásio poliesportivo, piscina olímpica, pista de atletismo, academia, entre outras), até apoio psicossocial.

“A qualidade científica da UNIT é inquestionável. Além das certificações oficiais de excelência do curso, da qualidade docente e da preparação discente, resta evidenciada nas atividades de pesquisa, de extensão, de iniciação científica entre outras. Esses diferenciais, inclusive, permitiram que a UNIT se tornasse a única Instituição de Ensino Superior com Curso de Doutorado em Direito no Estado de Sergipe, lembrando ainda que somos a única instituição privada com Curso de Mestrado em Direito”, destaca o Coordenador da Área de Direito da Unit Sergipe, o Professor Doutor Mario Fortes.

Os cursos de Direito oferecidos pelo Grupo Tiradentes conta com um corpo docente com experiência profissional em diversas atividades e de todas as áreas do saber. São pesquisadores, advogados públicos e privados, delegados, defensores públicos, procuradores, promotores, magistrados, servidores públicos de diversas áreas de atuação. Além, é claro, de professores com destaque em cursos preparatórios voltados ao Exame de Ordem e concursos públicos, o que demonstra a preocupação em unir a formação científica com a prática jurídica. Enfim, um conjunto diversificado de recursos para permitir que os discentes possam ter uma preparação mais completa.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: