O Grand Prix no Festival de Criatividade de Cannes, honraria máxima do mais prestigiado prêmio da publicidade mundial, foi conquistado por uma sergipana: Catharina Mendonça. Não bastasse a publicitária ser a primeira sergipana e primeira redatora sem cargo de liderança a conquistar um Grand Prix pelo Brasil, essa foi a primeira vez que a egressa do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes – Unit – participou da premiação.
Mas como este sempre foi seu objetivo, seu talento na redação publicitária ganhou destaque na última edição do evento que ocorreu entre 21 a 25 de junho. “Durante os meus anos na Universidade Tiradentes, todos os meus professores e colegas sabiam da minha ambição de me tornar uma criativa com reconhecimento em nível internacional. Sempre deram força, sempre torceram e, claro, formaram a base de conhecimento que eu precisava para dar passos maiores. Nessa primeira participação já veio assim, o prêmio máximo”, celebra.
O reconhecimento veio para impulsioná-la ainda mais. “Confesso que fiquei um pouco assustada quando me dei conta que fui a primeira redatora sem cargo de liderança a ganhar um Grand Prix mas, de certo modo fiquei feliz por ser quem puxa essa mudança. Existem centenas de publicitárias super qualificadas só esperando o reconhecimento chegar e tenho certeza de que esse número não vai demorar a crescer”, complementa Catharina.
Para ela, ser a primeira sergipana a conquistar a premiação também é surpreendente. “Estou cercada de outros sergipanos talentosíssimos que já fizeram bonito ganhando Leões de Ouro, Prata e Bronze, e eles sempre me deram a maior força. Aproveito aqui para citar o meu irmão, Erick Mendonça e os amigos Gabriel Sotero, Victor Castelo, Felipe Duarte e Ayslan Monteiro”.
Quanto aos próximos passos e perspectivas para sua carreira, a publicitária anuncia que pretende seguir trabalhando com criação publicitária. “Ainda estou assimilando a quantidade de informações em pouco tempo, mas com certeza, vou seguir trabalhando com criação publicitária, que é o que eu amo e sei fazer, buscando encontrar novos desafios, novas campanhas e, quem sabe, novos prêmios. O mais importante que quero destacar é que eu não cheguei aqui sozinha. Estou muito feliz com esse reconhecimento, mas isso é resultado de anos de trabalho e do apoio e parceria de muitos colegas”, finaliza.
Campanha vencedora
A campanha vencedora do prêmio máximo no Cannes Lions foi para o maior e-commerce da América Latina que criou uma versão digital da Parada LGBTQIA+ no Instagram em 2020, quando a diversidade não podia ser celebrada nas ruas. “Essa campanha é resultado do trabalho de uma super equipe. Depois de um longo processo de planejamento e criação, surgiu a ideia da campanha. Foram 20 dias loucos de correria e mão na massa para colocar de pé. A campanha foi ao ar no meio digital no mesmo dia em que aconteceria a Parada LGBTQIA+ de São Paulo em 2020. Foi uma forma de fazer com que todo mundo pudesse estar ali na Avenida Paulista de alguma forma, mas em segurança, independente do lugar do Brasil ou do mundo que estivesse”, comenta.
A campanha foi criada pela Agência GUT São Paulo. “Essa premiação é um título importante para a agência, para o cliente, para os profissionais envolvidos, todo mundo sai ganhando. Nessa agência, que trabalhei por quase dois anos, tive a oportunidade de trabalhar com outras marcas, além do Mercado Livre, como a Skol, Domino’s Pizza, Nestlé, Mercado Pago, entre outros. Foi a minha quarta agência em São Paulo, desde que me mudei para cá, em 2017, logo após me formar na Unit”, declara.
Por Amália Roeder e Raquel Passos
Leia também:
Estudantes de Publicidade da Unit são selecionadas pela Red Bull