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Egresso realiza pesquisa sobre o uso dos dispositivos digitais pelas crianças

O estudo culminou em um projeto de pesquisa submetido e aprovado na seleção do doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Unit.

às 13h32
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O egresso do curso de Tecnologia em Informática e Gestão da Informação da Universidade Tiradentes, Jonathas Fontes, concluiu sua graduação em uma das primeiras turmas de Educação a Distância da Unit, no Polo de Lagarto. À época, Jonathas teve a oportunidade de lecionar em Aracaju, em um projeto socioeducativo, onde iniciou suas experiências no âmbito da produção científica.    

Já durante a graduação também atuou na Escola Sesc e se interessou por uma investigação envolvendo tecnologias digitais e o espaço escolar. “Foi em meio aos resultados dessa pesquisa que determinados aspectos me sensibilizaram acerca de inquietações envolvendo a cultura digital e a pré-escola. Então, nasceram as pretensões que viriam a integrar o projeto de pesquisa submetido na seleção do mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (PPED), da Unit”, declara Jonathas.

“Como discente do programa e membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (Getic/Unit), o projeto se deu sob orientação da professora Dra. Cristiane Porto, o que me proporcionou vivências científicas marcadas por apropriadas atitudes de atenção, correções, exigências, proposições, flexibilidade, confiança e autonomia”, acrescenta. 

O trabalho foi intitulado Atos de currículo na Educação Infantil: o tocar e o deslizar dos dedos em telas digitais. “A intenção foi compreender como as práticas de crianças ocorridas na cotidianidade pré-escolar – em decorrência do que elas conhecem e exploram nas tecnologias digitais – sugerem proposições curriculares mais sensíveis às experiências ciberculturais vividas por esses sujeitos”, salienta.

“Para isso, analisamos algumas dessas práticas, já que tais análises revelariam direções, marcas dos desejos e interesses das crianças, ou seja, permitiriam aberturas para uma maior aproximação entre a pré-escola e a cultura digital”, complementa. 

Jonathas pretende dar continuidade às implicações investigativas, seguindo seu interesse pela cultura digital e a Educação Infantil, aproximando-se do campo da Divulgação Científica. 

“Essa intenção de continuidade nasceu em decorrência daquilo que vivenciei como aluno do programa, já que durante a pesquisa as experiências foram significativas e me despertaram para a sua importância em minha trajetória docente. Além disso, os constantes estímulos e incentivos recebidos me levaram a leituras, discussões e vivências que provocaram transformações em minha experiência científica”, frisa.

“Destaco especialmente o que me foi proporcionado no processo de orientação, já que tanto me oportunizou uma maior aproximação de compreensões sobre a cultura digital como me permitiu transitar com liberdade investigativa na área da Educação Infantil”, assegura.  

“Junto a isso, instaura uma abertura para a leitura de produções científicas publicadas e organizadas pela minha orientadora, as quais despertaram o interesse por pautas investigativas no campo da Divulgação Científica e que, inclusive, culminaram em um projeto de pesquisa submetido e aprovado na seleção do doutorado do PPED/Unit. A Unit, como instituição de ensino, me fez conhecer, produzir conhecimentos e me transformar como professor/pesquisador”, finaliza. 

 

Iniciação científica

Apesar de Jonathas Fontes não ter ingressado na pesquisa por meio da Iniciação Científica (IC), a Universidade Tiradentes oferece programas que introduzem os estudantes de graduação potencialmente mais promissores na pesquisa científica. Desde cedo, os acadêmicos, por meio de projetos de IC, possuem contato direto com a atividade científica e com o engajamento na pesquisa. 

Confira também: Pandemia mostra importância das pesquisas e do papel do pesquisador científico .

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