ESTUDE NA UNIT
MENU

Flex Skills: oportunidade de habilidades para diferentes situações

O meio profissional e pessoal estão muito próximos. O desenvolvimento das habilidades em ambas as situações podem gerar perspectivas positivas

às 19h17
Compartilhe:

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado. Não basta apenas ter um currículo conceituado, é preciso ir além e se destacar. Assim, algumas habilidades podem ser necessárias para adquirir notoriedade em relação aos demais concorrentes. Além das Hard Skills e das Soft Skills, as Flex Skills têm entrado em voga e pode ser um importante auxílio no processo.

Inicialmente, é preciso compreender alguns pontos. A palavra Skills vem do inglês e significa habilidades. As Hard Skills são as aptidões que, normalmente, estão presentes no currículo. Ou seja, certificados, diplomas e cursos técnicos. Já as Soft Skills atuam de maneira divergente. Nesse caso, são as competências pessoais, que nascem e se desenvolvem com o profissional, equivalentes à capacidade emocional e mental. 

Diante desse cenário, as Flex Skills, ou habilidades flexíveis, compõem as competências que podem, e devem, ser utilizadas nas relações profissional, social e familiar. São capazes de atuar em diferentes situações e âmbitos, oportunizando grandes benefícios para quem está desenvolvendo-as. 

As Hard Skills e as Flex Skills podem estar próximas. Contudo, há diferenças que as distinguem. Enquanto na Hard Skills são competências técnicas, podendo ou não aplicá-las na vida pessoal, as Flex Skills são habilidades utilizadas tanto na vida pessoal quanto na profissional. 

Atualmente, como forma de impactar de forma significativa e positiva a vida das pessoas, as Flex Skills estão em alta. O meio profissional e o pessoal estão muito próximos. O desenvolvimento das habilidades em ambas as situações podem gerar perspectivas positivas. 

Dentre as competências, seis podem fazer uma relevante diferença: comunicação, automotivação, adaptabilidade, capacidade de trabalho em equipe, liderança e capacidade de resolver problemas. O autoconhecimento é primordial para o desenvolvimento das habilidades. Caso haja o interesse em conhecer e desenvolver as habilidades, o Unit Carreiras está disponível. 

Para entrar em contato com a equipe do Unit Carreiras, acesse aqui.

 

Leia mais:

Unit Carreiras: portas abertas para o mercado de trabalho

Compartilhe: