ESTUDE NA UNIT
MENU

Comissão elabora processos seletivos de instituições do Grupo Tiradentes

Conheça a Comissão Permanente de Processos Seletivos, que organiza e executa os processos de ingresso para estudantes nas instituições da companhia

às 23h45
Modelo de provas de vestibular elaboradas pela Compese, comissão responsável pela organização dos processos seletivos de ingresso nas unidades do Grupo Tiradentes
Modelo de provas de vestibular elaboradas pela Compese, comissão responsável pela organização dos processos seletivos de ingresso nas unidades do Grupo Tiradentes
Compartilhe:

Ofertar um ensino de qualidade sempre foi prioridade em todas as unidades que compõem o Grupo Tiradentes. É tanto que ele dispõe de um setor para planejar, organizar e executar os processos seletivos para ingresso dos estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. É a Comissão Permanente de Processos Seletivos (Compese), formada por quatro membros vinculados diretamente à vice-presidência do Grupo e atua de forma totalmente corporativa, em cada uma das instituições que fazem parte da companhia.

O setor é responsável por todos os processos para a entrada na Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), nos Centros Universitários Tiradentes (Unit Alagoas e Unit Pernambuco) e nas Faculdades Tiradentes (Fits Jaboatão e Fits Goiana), entre outras unidades do Grupo. Isso inclui a graduação, com o vestibular, nota do Enem, transferência externa e interna, entrada de aluno portador de diploma, reabertura de matrícula, a concessão de bolsas para o curso de medicina e as pós-graduações. 

Criada para atuar desde o início da construção do processo seletivo, a Compese trabalha na criação dos editais e na elaboração das provas, depois pelo supervisionamento do cumprimento de todas as etapas até chegar à divulgação do resultado final. Na pós-graduação, não há processo seletivo, mas a atividade da Comissão é realizada por meio dos sites nas unidades, para a captação de novos alunos nas áreas em que o Grupo tem cursos. Inclusive, quando há inscrições para o Tiradentes Institute. Outro processo seletivo trabalhado pelo Compese é o de provas on-line, que podem ser feitas em qualquer momento, bastando que o candidato realize a inscrição.

José Alves é o coordenador da Compese e relata como é feita a interação com os diversos setores da instituição, além das Pró-Reitorias de cada instituição. “A partir do momento que lançamos o processo seletivo, fazemos o comunicado às demais coordenadorias e diretorias, a exemplo da Comunicação, para que o material de divulgação seja preparado; e do setor de TI, para preparar o sistema para a seleção, com matrícula, quantidade de vagas e cursos ofertados. Também tratamos com o DAAF [Departamento Acadêmico, Administrativo e Financeiro], para a preparação dos contratos de matrícula; e o Jurídico, para ver se está em conformidade com a legislação vigente”, enumera.

Os candidatos que pretendem entrar com as notas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) também passam pelo processo da Compese, mesmo sem a elaboração de uma avaliação prévia para o ingresso. “O critério avaliativo para a seleção é a nota do Enem, o que torna o processo mais rápido e satisfatório, porque o resultado do candidato sai no mesmo momento que ele faz a inscrição e isso facilita sua vida sabendo imediatamente se foi ou não aprovado”, afirma o coordenador. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: