ESTUDE NA UNIT
MENU

Classes-espelho integram disciplinas com universidades do exterior

Unidades do Grupo Tiradentes terão classes-espelho em disciplinas com universidades da Colômbia e do México, que darão a oportunidade de compartilhar conhecimentos

às 21h29
Um dos campi da Universidad Anáhuac Mayab, em Mérida (México)
Um dos campi da Universidad Anáhuac Mayab, em Mérida (México)
Campus-sede da Universidad Santo Tomás (Usta Tunja), em Tunja (Colômbia)
Compartilhe:

Muitos estudantes pensam em estudar fora do país para aprender sobre outras culturas. Um pouco disso já é possível para alunos de seis disciplinas da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), nos Centros Universitários Tiradentes (Unit Alagoas e Unit Pernambuco) e na Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (Fits Piedade). No entanto, eles não precisarão sair do Brasil. Por meio de classes-espelho, alunos e professores terão possibilidade de aperfeiçoamento e aquisição de conhecimentos especializados.

As classes-espelho fazem parte de um projeto de internacionalizar os alunos, ao fazer disciplinas colaborativas com Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras, e acontece quando as instituições possuem currículos idênticos ou disciplinas com conteúdos similares. As disciplinas no Grupo Tiradentes iniciarão junto com o semestre 2021.2 e serão nas áreas de Saúde, Comunicação e Direito.

A assessora internacional do Grupo Tiradentes, Julia Gubert, explica que o projeto busca que ao menos um terço da disciplina tenha conteúdo colaborativo e compartilhado, seja em formato de aulas ministradas por professores para alunos das duas universidades, projetos realizados por equipes com alunos de ambas as universidades, ou atividades síncronas e assíncronas que conectem alunos e professores de diferentes países e de disciplinas com conteúdos semelhantes.

As instituições parceiras do Grupo neste semestre são a Universidad de Santo Tomás – Tunja (Colômbia) e a Universidad Anáhuac Mayab (México), que farão classes-espelho em seis disciplinas nas áreas de Saúde, Direito e Comunicação. O projeto funciona com os professores montando um programa de ensino online para suas turmas. “Logo temos pelo menos dois idiomas, duas culturas e um curso ou módulo sendo co-ministrado pelos docentes, com tarefas a serem desenvolvidas na modalidade virtual de forma cooperativa, intercultural e interdisciplinar”, explica.

Julia destaca que a parceria do Grupo Tiradentes com essas instituições existe há cerca de cinco anos. “Tivemos a oportunidade de firmar os convênios e estabelecer uma relação de confiança através do envio e da recepção de alunos de Mobilidade. O desenvolvimento das classes espelho foi um passo seguinte nessas grandes parcerias que acabam por fortalecer a relação com essas IES na América Latina, passando a envolver mais diretamente o corpo docente e não só o corpo discente”, salienta.

Esse semestre a colaboração será online e não haverá encontros presenciais, principalmente por conta do distanciamento que a pandemia de Covid-19 ainda requer. E as disciplinas serão ofertadas em formato virtual. “Mas os professores já estão em contato para a construção das disciplinas há mais de um mês”, conclui a assessora. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: