Você já parou para pensar que a internet, há algum tempo, é algo onipresente no dia a dia das pessoas? Com a era Pós Digital, o fluxo de uso pode até ser controlado, mas grande parte dos serviços e formas de comunicação estão pautadas na comunicação digital.
“A internet proporcionou visibilidade para todos, sejam pessoas ou marcas, a custo zero. Cada um em sua rede social, por exemplo, consegue comunicar aos seus seguidores uma mensagem apenas com o uso de um celular”, comenta o professor da Universidade Tiradentes e especialista em Design Gráfico e Marketing Digital, Cleon Menezes do Nascimento.
“Dessa forma, com uma estratégia de custo proporcionalmente mais baixo aos meios tradicionais de mídia, é possível divulgar seus produtos e/ou serviços, vender e ainda se relacionar com seus consumidores”, acrescenta.
Para o especialista, o mercado gira em torno da comunicação on-line. “As pessoas carregam seus celulares conectados à internet o dia inteiro, acessando todo tipo de conteúdo parado ou até mesmo andando. Assim, não é mais uma premissa de escolha. Se quer alcançar o consumidor de forma efetiva, é preciso compreender essa metodologia”, enfatiza.
O professor da Unit destaca ainda as oportunidades para quem deseja se especializar na área. “É um mercado que se profissionaliza cada vez mais rápido e, a ideia de que qualquer um pode fazer, tem que ser vista com muita cautela. É preciso entender que, sem o devido conhecimento técnico, pode causar prejuízos pelo não entendimento de algumas características específicas ao ambiente”, salienta.
“Um bom exemplo é sobre o cuidado com a fala, caso a empresa/pessoa se manifeste sobre um assunto de uma forma preconceituosa, pode sofrer o famoso ‘cancelamento’ e isso pode ocasionar prejuízos incalculáveis. Então, é sempre bom estar alerta e procurar buscar um profissional da área antes de começar a fazer qualquer tipo de trabalho”, complementa.
Cleon Menezes cita algumas ferramentas para quem deseja iniciar do zero o marketing digital de sua empresa. “Podemos dividir os aplicativos da seguinte forma como o Canva para criação, o Whatsapp para venda e relacionamento, o Semrush, gestão de conteúdo/performance e google analytics para análise de dados. A junção dessas ferramentas faz com que se tenha o pacote necessário para trabalhar de uma forma coesa e efetiva. Já que cada uma possui um papel complementar a outra”, finaliza.
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