ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes Fab Lab participou do FAB16 City Summit, no Canadá

Laboratórios do tipo Fab incentivam o “faça você mesmo”, utilizando equipamentos modernos e ferramentas de manufatura clássica

às 20h56
Vídeo de apresentação do Tiradentes Fab Lab, integrante da Rede Fab Lab Brasil
Vídeo de apresentação do Tiradentes Fab Lab, integrante da Rede Fab Lab Brasil
O FAB 16 aconteceu no Canadá e reuniu virtualmente mais de 2 mil laboratórios e centros de inovação de todo o mundo
Compartilhe:

Mais de três mil participantes de todo o mundo participaram do FAB16 MTL e do FAB16 City Summit, encontros anuais da rede internacional Fab Foundation, que congrega mais de 2 mil Fab Labs em 126 países. O evento aconteceu entre os dias 9 e 15 de agosto na cidade de Montreal, Canadá, com participação do Tiradentes Fab Lab, laboratório de prototipagem do Tiradentes Innovation Center (TIC), centro de inovação do Grupo Tiradentes. 

O professor Marcelo Maynart, coordenador do Tiradentes Fab Lab, destacou que entre os participantes estavam fabricantes, designers ecológicos, industriais, artistas, professores, pesquisadores, etc. “Foram vários eventos para a comunidade industrial e o público em geral, a exemplo de simpósio com palestras sobre Fab Labs, métodos de fabricação digital, abordagens inovadoras e ecológicas, workshops de fabricação digital ministrados pela comunidade Fabber”, salientou.

Para atingir um público mais amplo, o evento ofereceu uma vitrine totalmente gratuita em Montreal, onde adultos e crianças puderam descobrir tecnologias de fabricação e demonstrações de prototipagem que refletem o que pode ser encontrado nos Fab Labs em todo o mundo. “O evento também incentiva a que outras regiões criem seus próprios Fab Festivals”, explica Marcelo.

O FAB16 reuniu membros da rede internacional Fab Lab, assim como membros da Rede FabLab Brasil, funcionários de governos, pesquisadores acadêmicos e especialistas na área de fabricação digital, com o objetivo de apresentar, imaginar, discutir e construir uma comunidade em torno da fabricação, tecnologia e inovação digital. “Fazer parte do Fab Foundation significa que compartilhamos nossos projetos com todos os Fab Labs do mundo, formando uma gigantesca biblioteca de conhecimento aberto”, ressaltou Maynart

Tiradentes Fab Lab

Com recursos da filosofia “Do It Youself” (DIY), em português “faça você mesmo”, o Tiradentes Fab Lab incentiva o aprendizado utilizando a criatividade para desenvolver e construir projetos com o uso de ferramentas de manufatura clássica, moderna e contemporânea. O laboratório possui uma estrutura completa com equipamentos modernos nas áreas de impressão 3D, seja de termoplásticos (FDM) ou de alta precisão de detalhes (Resina).

“Ele também dispõe de equipamentos de nível industrial como: Fresadora CNC, Router CNC, Router CNC de Corte e Gravação a Laser, Plotter Recorte, Prensa Hidráulica, Prensa Térmica, assim como equipamentos para prototipagem eletroeletrônica, como Arduinos, Raspberry, Osciloscópios, Multímetros e uma grande gama de equipamentos de medição e componentes eletrônicos, ferramentas e maquinários”, detalha o coordenador.

A participação do Tiradentes FabLab no FAB16 pode ser vista neste vídeo, aos 8:57:55.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: