ESTUDE NA UNIT
MENU

Odontologia Legal: o que você precisa saber sobre essa área?

A professora da Unit, Suzana Papile Maciel, explica como funciona a especialização da odontologia que auxilia perícias criminais

às 17h59
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A doutora Suzana Papile Maciel atua como coordenadora do curso de Pós-graduação em Odontologia Legal da Universidade Tiradentes, professora titular de Odontopediatria no curso de Odontologia da Unit e também trabalha como odontolegista nos Institutos Médico Legal de Sergipe (Secretaria de Segurança Pública- SSP/SE) e da Bahia (Secretaria de Segurança Pública – BA). Ela explica que a Odontologia Legal é uma ciência que possui o dever de auxiliar a justiça com respostas importantes para elucidação de crimes. 

Sendo um dos ramos que mais cresce dentro do curso de Odontologia, a chamada Odontologia Legal ou Forense possui o objetivo de auxiliar o Poder Judiciário a identificar pessoas através da arcada dentária. Ela corresponde a uma das áreas da perícia criminal que trabalha junto à pesquisa e elucidação de crimes, principalmente na identificação de pessoas cujas digitais estão destruídas ou impossibilitadas de serem usadas para obtenção da identidade. Atualmente, a especialização é uma das que mais tem ganhado expressividade dentro do ramo odontológico, especialmente em Sergipe.

“A atuação da Odontologia Legal pode ser em diversas áreas, como civil, que se refere à questionamentos com relação a tratamentos e erros odontológicos com o cirurgião-dentista atuando como perito do judiciário, verificando o que realmente ocorreu com relação ao questionamento do paciente, que procurou um advogado e pleiteia uma indenização diante do descontentamento com o trabalho do odontólogo”, explica Suzana, que também destaca a atuação na esfera criminal envolvendo trabalho dentro dos Institutos Médicos Legais com a identificação de cadáveres, estimativa de idade, comparação facial e análise de lesões corporais. 

“Em Sergipe, nossa especialidade tem ganhado grande expressividade devido ao resultado do trabalho no IML e na universidade divulgando a importância de nossa atuação profissional. Aqui no estado, o IML ficou cerca de quatro anos sem odontolegista e isso foi extremamente prejudicial porque vários corpos deixaram de ser identificados e diversas famílias ficaram esperando uma resposta e atendimento. Hoje, o serviço cresceu muito e a presença do odontolegista faz toda a diferença”, reitera. 

Outro setor que ganha destaque é o da Antropologia Forense, onde o odontolegista trabalha junto ao banco de dados de pessoas desaparecidas cujo o objetivo é de trazer respostas às famílias que aguardam e procuram por entes queridos, ajudando assim diversas famílias a solucionarem perguntas das quais eles nunca conseguiram uma resposta. 

Pós-Graduação em Odontologia Legal na UNIT: 

A especialização em Odontologia Legal vem atender a demanda de odontólogos do estado de Sergipe e estados circunvizinhos, que desejam aprimorar conhecimentos e habilidades para atuação profissional na área de Odontologia Legal e Antropologia Forense. O curso possibilita destaque profissional e fomenta inserção no mercado de trabalho cujos critérios de admissibilidade estejam atrelados à formação nesta área específica.

O curso é direcionado a profissionais de nível superior da área da odontologia que desejam atuar como peritos nas diversas instâncias forenses e na saúde suplementar como auditores.

Leia mais:
Conheça as principais especialidades da Odontologia

 

Compartilhe: