Foi durante o curso de Administração da Universidade Tiradentes Campus Propriá, que, Luiz Cláudio Correia descobriu a aptidão para a docência. Disciplinas como Libras, Linguagem e Comunicação, Fundamentos Antropológicos e Sociológicos fizeram com que o egresso buscasse aprofundar seus conhecimentos nessas áreas.
“Obtive ensinamentos fundamentais que contribuíram para minha formação. Em 2013, iniciei uma especialização em Gestão Escolar: Pedagogia Empresarial e, no ano seguinte, ingressei em mais uma especialização, dessa vez em Didática e Metodologia do Ensino Superior”, comenta Luiz Cláudio.
Já em 2018, o egresso começou outra graduação na área de Pedagogia EaD. “Tinha o intuito de embasar meus conhecimentos no campo educacional. Ao longo da minha trajetória acadêmica, desenvolvi vários estudos de casos e produção da aprendizagem significativa, entre eles uma atividade que instigou o meu interesse pela educação infantil, que foi a produção de um plano de aula da disciplina Língua Portuguesa, adaptado para alunos com dislexia”, comenta.
“Outros momentos marcantes ocorreram nos meus estágios, tanto na Educação Infantil quanto no Fundamental Menor, o contato com a prática docente me proporcionou identificação pela temática que será investigada no mestrado”, acrescenta.
Com toda a dedicação e empenho, Luiz Cláudio conquistou a 1ª colocação no processo seletivo de mestrado em Educação em uma universidade federal. “Nasci para ser professor, e por meio das pesquisas, contribuir para que tenhamos uma educação com qualidade, bem como desejo instigar em outros estudantes o interesse pela pesquisa”, destaca.
“A Universidade Tiradentes contribuiu de maneira significativa para que eu pudesse alcançar êxito com esta aprovação no mestrado. Durante o curso de Pedagogia, através das diversas atividades que foram desenvolvidas, pude acrescentar conhecimento e intensificar o meu interesse pela pesquisa”, complementa o pesquisador.
Pesquisa
Para Luiz Cláudio, com a evolução social, a instituição escolar passou por transformações no processo de ensino e aprendizagem. “Diante dessas circunstâncias, enquanto educador, observo que a educação deve ser construída democraticamente e praticada a partir de uma perspectiva crítica, autônoma e libertária, gerando esperança e muitas mudanças. Por isso, desejo contribuir eficazmente na (re) construção do conhecimento, através de pesquisas para um melhor desempenho da sociedade”, enfatiza.
O pedagogo destaca a importância da pesquisa desenvolvida no mestrado intitulada “Formação do Professor da Educação Infantil para lidar com as tecnologias de Informação e Comunicação”. “O interesse à investigação científica é devido à relevância que o seu objeto, a mídia tecnológica, exerce no meio infantil, contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e comportamentos para convivência com os seus semelhantes nesta sociedade tecnológica”, explica.
“O uso das tecnologias na educação infantil tem um longo caminho a ser percorrido, mas diariamente os professores têm compreendido o quanto é necessário estarem adaptados à situação atual que as crianças apresentam na sala de aula. Portanto, há uma necessidade da utilização de tecnologias no ambiente de aprendizagem. As tecnologias chegaram para ficar e sendo assim, devem ser vistas como aliadas ao processo ensino e aprendizagem”, finaliza.
Leia mais:
Polo Unit EAD de Propriá oferece um leque de oportunidades ao conhecimento