ESTUDE NA UNIT
MENU

Conectando Saberes: Live sobre Ética, Democracia e Cidadania.

Projeto é voltado a estudantes que se preparam para prestar o Enade, mas também aberto ao público externo; objetivo é aprofundar conhecimentos sobre temas do cotidiano

às 20h42
Compartilhe:

O Grupo Tiradentes promove nesta quinta-feira, 2, às 17h, mais uma live do projeto Conectando Saberes, que envolve as unidades da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e Centros Universitários Tiradentes (Unit Alagoas e Unit Pernambuco). Será um painel que vai discutir o tema “Ética, democracia e cidadania”. A transmissão será através do canal da Unit Pernambuco no YouTube e estará disponível através do site https://www.unit.br/enade/

A palestrante será a professora Vivianny Kelly Galvão, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Sotepp) da Unit Alagoas, com mediação do professor Aldo de Moura. De acordo com ela, serão tratados assuntos que permeiam todos os campos da nossa vida em sociedade. “Sendo temas que se entrelaçam, é importante ressaltar que o pensamento interdisciplinar pode abrir inúmeros caminhos para o conhecimento que vão das [Ciências] Humanas, Saúde até às Exatas. Vamos olhar para o ponto de convergência entre a Ética, a Democracia e a Cidadania, que pode e deve estar na construção de todo o conhecimento”, antecipa Vivianny.

O projeto é vinculado ao Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) e voltado para todos os estudantes das unidades de ensino do Grupo Tiradentes, principalmente os das disciplinas e períodos que estão habilitados para a sua realização, ao final de cada ano. Segundo a professora Andréa Karla Ferreira Nunes, gerente de Programas Acadêmicos do Grupo Tiradentes, o objetivo é ajudar os alunos a fixar melhor os conhecimentos em assuntos que vêm sendo cobrados nas provas, contribuindo para melhorar o desempenho deles. 

“Fizemos um estudo que identificou as principais dificuldades dos alunos que fazem o Enade e verificamos que eles pedem mais conhecimento em formação geral, baseada em alguns temas do cotidiano e da atualidade. O projeto vem no sentido de fortalecer o conhecimento dos alunos nesses temas, que precisam ser mais aprofundados”, disse ela, acrescentando que as palestras e discussões também contribuem para “ressignificar conceitos e fixar melhor os conteúdos, a partir de olhares diferenciados sobre um assunto”. 

O Conectando Saberes acontece desde o ano passado e já realizou outras quatro edições, abordando temas como meio ambiente e sustentabilidade, planejamento urbano, combate às fake news e inclusão das pessoas com deficiência. As lives também são abertas à participação da comunidade externa e ficam disponíveis através do site https://www.unit.br/enade/eventos

Enade

O Enade é um exame obrigatório promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Superior, com base nos saberes estudados ao longo da jornada acadêmica. Um bom desempenho nele, além de conferir reconhecimento pessoal e ao curso, confere, tanto ao aluno quanto à instituição, uma melhor visibilidade e acolhimento no mercado de trabalho, melhores chances de bolsas de estudo em pós-graduação e mais oferta de bolsas FIES e PROUNI.

O exame deve ser feito pelos estudantes dos cursos Bacharelado e Licenciatura que tenham expectativa de conclusão de curso até julho do ano seguinte, que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo. Para os cursos superiores de Tecnologia, o candidato deve ter expectativa de conclusão de curso até dezembro do ano do exame ou que tenha cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: