ESTUDE NA UNIT
MENU

A evolução tecnológica a serviço da Odontologia

Tratamentos a laser e uso de impressão 3D são algumas das inovações adotadas em clínicas e outros serviços odontológicos

às 14h43
Compartilhe:

As novas tecnologias têm modificado muitas práticas de trabalho, em diferentes atividades profissionais, trazendo avanços e melhorando os métodos até então utilizados. Na Odontologia, ferramentas e materiais modernos trazem menos desconfortos e mais precisão nos cuidados com a saúde bucal, sendo adotados por um número crescente de profissionais. 

As inovações ainda não substituem todos os procedimentos tradicionais, mas o desenvolvimento futuro destas aplicações é promissor. Atualmente, entre os principais recursos tecnológicos, já em uso está o laser, utilizado na prevenção e tratamento de herpes, mucosites e aftas, infecções endodônticas e periodontais, parestesias, paralisias e em cirurgias. 

Outra tecnologia baseada em luz é o scanner, um aparelho que está substituindo a moldagem convencional na ortodontia. São eficientes alternativas com potencial de diversas aplicações na clínica odontológica e pelo cirurgião-dentista. Mas sempre antes de aderir a um novo procedimento, é importante conversar com o profissional e tirar todas as dúvidas relacionadas. 

Laser terapêutico e cirúrgico

São duas formas principais de uso, terapêutico e cirúrgico, cuja diferença entre eles está na potência e no comprimento de onda. 

O laser terapêutico possui função analgésica e anti-inflamatória, diminui a dor de outros procedimentos e ajuda na cicatrização. A laserterapia também é indicada para casos de hipersensibilidade dentária e inchaços. Pode ainda substituir medicamentos ou ser utilizada conjuntamente com os remédios, pois tem a capacidade de ativar propriedades do organismo, estimulando a produção de substâncias que auxiliam nesse processo. 

O modo cirúrgico tem maior potência, tornando o procedimento menos agressivo e o pós-operatório mais tranquilo. É usado para o corte do tecido dentário, causando menos dor e sem sangramento. A ausência de sangue ocorre porque as luzes, ao mesmo tempo que cortam, provocam a coagulação e fecham os vasos linfáticos e algumas terminações nervosas. 

Em cirurgia, há procedimentos invasivos que resultam em dor no pós-operatório, no processo de cicatrização. Com o uso do laser, não há esses efeitos colaterais das cirurgias, com menos danos à boca, e a cicatrização ainda acelera.

A tecnologia laser também já é utilizada para o procedimento de remoção de cáries, substituindo a temida caneta de alta rotação, conhecida popularmente como o “motorzinho” do dentista. O laser age diretamente nas lesões da cárie, eliminando os produtos orgânicos e bacterianos da cárie, só que de forma menos invasiva para o paciente. Além de remover, também previne novas aparições do problema. 

Odontologia 3D

As tecnologias CAD/CAM possibilitam a confecção de dentes projetados pelo computador. O dispositivo funciona por meio de softwares nos quais os profissionais conseguem realizar a projeção de dentes personalizados na cor, formato, tamanho e encaixe adequados para cada paciente.  

O resultado final aparece por meio de uma impressora 3D, que confecciona em cerâmica ou zircônia o dente protético projetado, que podem ser colados sobre os naturais que estão deteriorados. A impressão 3D é capaz de replicar a arcada dentária completa, o que vai auxiliar o profissional na escolha do atendimento específico para o paciente. 

As vantagens dos diferentes suportes tecnológicos na odontologia são muitas, sendo utilizados para diferentes tratamentos de saúde dos dentes. São ferramentas de grande utilidade para os profissionais, facilitando a análise dos casos clínicos e ainda melhorando a aproximação e comunicação com o paciente na tomada de decisão dos procedimentos a serem adotados.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: