Quem se inscreveu para as bolsas ofertadas através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e está na lista de espera têm até o próximo dia 17 de setembro para completar as informações e se inscrever na pré-seleção para as vagas que ainda estão em aberto. O prazo, aberto desde 4 de agosto, vale tanto para os candidatos inscritos na segunda chamada quanto para o preenchimento das vagas remanescentes.
A mudança no calendário inicialmente divulgado aconteceu desde o dia 31 de agosto, depois que um edital do Ministério da Educação (MEC) fez a prorrogação do prazo e suspendeu os períodos de inscrições para vagas remanescentes. Com isso, todos os candidatos inscritos nesta edição do Fies e não pré-selecionados na chamada única foram automaticamente incluídos na lista de espera e concorrem às vagas não ocupadas até o momento, conforme a ordem de classificação e o atendimento aos pré-requisitos.
O Fies oferece financiamento a juros baixos para estudantes em faculdades e universidades particulares, incluindo as unidades do Grupo Tiradentes, que ofereceram 1.383 vagas no ProUni para o período 2021-2. Destas, estão disponíveis 1.010 bolsas, incluindo 334 na Unit EaD (unidade de Ensino à Distância da Universidade Tiradentes) e 317 na Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).
Como participar
Os candidatos devem se inscrever no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção. Eles irão acessar o site https://fies.mec.gov.br, clicar em “Fazer inscrição vagas remanescentes” e em seguida “Entrar com gov.br”, onde será direcionado para a página que deverá efetuar o cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.
O candidato pode escolher qualquer curso dentre aqueles disponíveis. Em seguida, deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida, para validar as informações em até cinco dias, contados a partir do dia subsequente ao da complementação da sua inscrição na modalidade do Fies.
Com a inscrição validada pelo CPSA, o passo seguinte é ir a um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação. Por fim, com a aprovação do agente financeiro, basta formalizar o contrato.
Pode se inscrever para o Fies o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média superior a 450 pontos, e não tenha tirado 0 na prova de redação.
Financiamentos
Os financiamentos são entre 50 % e 100% do valor total do curso dependendo da renda familiar, desde que esta seja, por pessoa, de até três salários mínimos em vigor. Os que não forem pré-selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera e convocados conforme a classificação. A lista será atualizada com base nas informações da complementação cadastral.
Outras informações sobre o Fies podem ser buscadas no portal especial do Fies na Unit.
Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do MEC