ESTUDE NA UNIT
MENU

Ensino híbrido: conheça a metodologia Hands-on

Nas atividades presenciais dos cursos EaD, híbridos e semipresenciais, o aluno coloca a mão na massa, literalmente

às 18h51
Compartilhe:

Em tradução livre, Hands-on significa “mãos ligadas”. Aplicada à Educação a Distância (EaD), o termo refere-se a uma metodologia de ensino que tende a melhorar a performance de aprendizagem do aluno. Ele é aplicado nos cursos híbridos e semipresenciais da Universidade Tiradentes (Unit).

Durante os momentos presenciais dos cursos e até mesmo nas orientações de atividades avaliativas, como Produção de Aprendizagem Significativa (PAS) ou provas presenciais, os professores trabalham com essa premissa pedagógica. Todo o planejamento da aplicação dessas atividades é feito pelos professores com o objetivo de envolver o aluno em todo o processo de resolução de problemas, com criatividade, inovação e aplicação dos conteúdos discutidos nas aulas.

A gerente acadêmica da Unit EaD, Karen Sasaki, explica que o conceito é literal. “O Hands-on sempre tem o objetivo de fazer com que o aluno aplique na vida real o que ele está estudando, de forma que efetivamente coloque a mão na massa. Essa exigência de desenvolvimento das habilidades comportamentais faz com que o aluno desenvolva autonomia e capacidade de se relacionar com as pessoas, o que vai ser exigido em todos os ambientes profissionais em que ele vai atuar”, definiu.

Não há definição ou delimitação de disciplinas nas quais a metodologia pode ser aplicada. “Por exemplo, colocamos aluno para realizar um balanço contábil durante a aula. Essa não é necessariamente uma atividade individual. Geralmente, acontece em grupo. Cada um vai fazer uma linha do seu balanço e vai discutir o que está certo, o que está errado, se há uma outra forma de construir. É uma atividade comum prática, desde os conteúdos mais abstratos aos mais tangíveis”, exemplificou a gerente acadêmica.

O Hands-on está pautado na preparação do profissional para o futuro. Para Karen Sasaki, é uma metodologia inovadora na qual a Unit investiu para tornar seus cursos EaD ainda mais compatíveis com as necessidades do mercado. “A Unit está sempre se modernizando, essa metodologia é inovadora e a Universidade Tiradentes é vocacionada para a inovação”, concluiu.

 

Leia também: Realidade aumentada é diferencial para estudantes na modalidade a distância

Compartilhe: