ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa de jornalismo representa Unit no Intercom Jr.

O artigo apresentado no Intercom Jr 2021 é baseado no TCC da egressa e aborda a cultura da convergência e fã service

às 19h43
A egressa do curso de Jornalismo, Gabriella Ferreira.
A egressa do curso de Jornalismo, Gabriella Ferreira.
O artigo apresentado é baseado no TCC de Gabriella.
Compartilhe:

A egressa do curso de Jornalismo da Universidade Tiradentes (Unit), Gabriella Ferreira, representou a instituição no Intercom Jr. 2021. Ela apresentou o artigo A cultura da convergência e o fan service: uma análise de conteúdo da nova trilogia de Star Wars, baseado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação da professora Juliana Almeida.

“Nele, eu analisei como a participação dos fãs, através dos conceitos de Jenkins da cultura da convergência e a cultura participativa, foram decisivos para a mudança narrativa na história. Isso se deu por conta do fan service, que é quando uma obra de ficção sofre alterações para agradar a seus fãs”, explicou Gabriella.

A ideia de escrever sobre o tema surgiu durante a disciplina de pré-projeto, na qual o aluno desenvolve um esboço do trabalho de conclusão. “Eu gosto muito de cultura pop e queria fazer um TCC que englobasse essa temática. Depois de alguns temas que não deram certo, cheguei nessa proposta, que foi bem aceita e incentivada pela professora.”

Gabriella contou que, no congresso, pode ter contato com outros pesquisadores da área. “Decidi me inscrever no Intercom e submeter o trabalho porque acho a temática relevante para o estudo da cultura de fãs no Brasil. Foi uma experiência muito interessante, pois encontrei diversas pessoas que também pesquisam cultura de fã em temáticas parecidas. Os professores e orientadores foram muito receptivos e deram dicas para expandir o trabalho”, explicou.

O incentivo para se inscrever no Intercom veio dos amigos e dos professores do curso. “Tanto Juliana quanto a professora Pollyana Bittencourt sempre falaram muito do Intercom e incentivavam os alunos a participarem, além de sempre comentarem a importância do congresso para o nosso currículo acadêmico”, disse Gabriella, que pensa em cursar um mestrado.

 

Leia também: Egressa de Publicidade apresenta artigo em seminário internacional

Compartilhe: