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Egressa de Publicidade apresenta artigo em seminário internacional

Pesquisa é uma adaptação do TCC de Beatriz Oliveira. Professora Silvia Dantas, da Unit, foi a coautora e sugeriu a apresentação no seminário

às 15h49
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A egressa do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes, Beatriz Oliveira Almeida, juntamente com a Prof.ª Dra. Silvia Dantas, da Unit, apresentaram, neste mês, o artigo intitulado “O empoderamento feminino como estratégia: estudo de caso do vídeo publicitário ‘Like a Girl’ da Always” no Seminário Internacional Fazendo Gênero 12, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estudo realizou uma análise do vídeo  “Like a Girl”, da Always, lançado em 2014, abordando uma reflexão acerca da expressão “como uma garota”, associada, socialmente, à fraqueza ou à delicadeza atribuídas ao feminino.

“Por meio da Análise do Discurso (AD) de origem francesa, busca-se perceber como os sentidos são construídos a partir da materialidade do discurso publicitário, cuja importância vai além do consumo tangível, abrangendo também a circulação de significados em intrínseca relação com a realidade circundante e especialmente as vozes que ecoam nas redes, contribuindo para a construção de subjetividades”, explica Beatriz Oliveira Almeida.

O presente artigo é uma adaptação do TCC de Beatriz, concluído no ano de 2019. Foi durante o período de finalização da graduação que a egressa da Unit percebeu seu interesse pela pesquisa científica e decidiu se aprofundar nessa área. A Prof.ª Dra. Silvia Dantas, da Unit, foi a coautora do artigo e sugeriu a apresentação no seminário. Com essa motivação por parte da docente, a egressa apresentou e publicou, pela primeira vez, sua pesquisa em um evento. 

“Na Unit, tive a oportunidade de aprender com professores que incentivam a busca de conhecimento além da sala de aula e que contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico. Não há como falar desse assunto sem mencionar a professora doutora Sílvia Dantas. Ela foi a minha orientadora no TCC e até hoje me incentiva e me inspira a ir cada vez mais longe. Eu tenho uma imensa admiração por ela e, sem dúvidas, ela foi fundamental para que tudo fosse possível”, ressalta a publicitária.

A pesquisa teve por objetivo compreender de que maneira o vídeo publicitário se utiliza do empoderamento feminino como estratégia de mercado, além de entender, por meio da análise do discurso, o processo de ressignificação da expressão “como uma garota”. Beatriz reforça que a representação das mulheres na mídia em geral implica na sua vivência e de todas as outras mulheres da sociedade. 

“Nós mesmas produzirmos conhecimento sobre essa temática é, sem dúvida, ainda mais significativo, importante e necessário. Além de minha vivência como mulher, a pesquisa também foi realizada sob a minha ótica como comunicóloga e redatora publicitária, ou seja, como também agente na produção dos discursos carregados de significado circulantes na sociedade. Também carrego uma proximidade com o vídeo publicitário ‘Like a Girl’, objeto de estudo, uma vez que fui atleta até a minha adolescência, especialmente de futsal, e percebi bem de perto o significado negativo associado a fazer algo “como uma garota”, cuja ressignificação é proposta pelo vídeo”, conclui.

Além de dar visibilidade a sua pesquisa, a sua participação no seminário foi importante por gerar contato com renomados mestres, doutores e pós-doutores, por meio dos importantes debates envolvendo a temática. Inspirada e, cada vez mais, interessada pela área da pesquisa, a egressa de Publicidade e Propaganda da Unit deseja seguir a carreira, almejando, atualmente, o mestrado. 

 

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