ESTUDE NA UNIT
MENU

Saúde Mental: quando procurar um profissional

A coordenadora pedagógica do curso de psicologia fala sobre a importância do cuidado com a saúde mental

às 19h23
Compartilhe:

“Mente sã, corpo são”. A expressão derivada do latim apareceu pela primeira vez em uma das sátiras do poeta romano Juvenal. Escrita entre os anos 509 e 27 a.C., a frase não poderia ser tão atual. O ritmo da sociedade muitas vezes imprime violação de direitos, problemas socioeconômicos e condições de trabalho estressantes, além de fatores genéticos e psicológicos que contribuem para o desequilíbrio químico do cérebro.

Segundo a coordenadora pedagógica do curso de psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), Jamille Figueiredo, o adoecimento da mente existe e precisa ser tratado. “Sem saúde mental não há saúde. A ciência há muito tempo já não separa mais mente e corpo. Inclusive, nosso corpo dá sinais em muitos momentos da nossa vida para que a gente esteja atento para essa saúde mental e de que é a gente busque o cuidado de uma ajuda profissional”, argumentou.

Muitas vezes, os sintomas de doenças mentais são demonstrados no corpo. Ele transforma aquilo que não é resolvido na mente em doenças físicas. Por isso, Jamille destaca a necessidade da pessoa ouvir o próprio corpo. “Geralmente, quando acontecem alterações de sono, estados de estresse aumentados, aumento de sintomas ansiosos e alterações no apetite, é preciso ficar atento e aliar a prática de atividades físicas à boa alimentação para manter a saúde”, salientou.

Outros sintomas como dores musculares, problemas estomacais, palpitações, sensação de aperto no peito, problemas de memória e tremores também são demonstrações do corpo de que algo não vai bem. Por mais que os exames médicos não apontem para anormalidades físicas, a pessoa deve procurar atendimento especializado em psicologia.

Clínica de Psicologia

Há 20 anos a Clínica de Psicologia da Unit oferece atendimentos psicoterápicos à população de Aracaju e outros municípios sergipanos. Além da psicoterapia individual, a Clínica de Psicologia oferta serviços de terapias de grupo, de casal e de família, ações de promoção da saúde, de psicoeducação, acolhimento emergencial em plantão psicológico e assistência do serviço social.

“É importante contar que a Clínica de Psicologia da Unit oferece serviço de plantão psicológico. Para ser atendido, basta entrar em contato com a nossa instituição e o acolhimento será realizado e também os encaminhamentos devidos”, disse a coordenadora Jamille. O interessado pode entrar em contato pelo telefone (79) 3218-2213 ou (79) 98107-9590, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Leia também: Clínica de Psicologia da Unit tem 100% de aprovação entre os usuários

Compartilhe: