ESTUDE NA UNIT
MENU

Live debate a temática “Pedagogia, um chamado para mudar o mundo”

O encontro virtual foi realizado no último dia 18, no canal de YouTube da Unit

às 11h32
Compartilhe:

Um momento de reflexão e novas perspectivas para o pedagogo. Na noite do último dia 18, estudantes da Universidade Tiradentes participaram de um encontro virtual para debater a temática “Pedagogia, um chamado para mudar o mundo”. A iniciativa, denominada Jornada da Autonomia Universitária, reúne acadêmicos do curso de Pedagogia e demais cursos selecionados para o Enade 2021.  

Para a última edição da série de lives, o evento contou com a participação da professora Patrícia Rodrigues, gestora do Polo de Nossa Senhora das Dores. 

“O tema é bastante relevante, porque falar de Pedagogia como transformação para o mundo é algo que nos traz uma grande reflexão. É importante que o profissional analise como está dentro desse processo e como se enxerga transformando esse mundo. Além disso, avaliar como ele é como agente transformador e o aluno também como parte desse processo”, declara Patrícia. 

“Hoje, no período que estamos vivenciando, a Pedagogia foi e é a profissão que deu um norte para a gente. O pedagogo teve que se transformar, criar e voltar a criatividade para a sala de aula, dentro de um novo ambiente. Então, como ser humano, consigo ainda me recriar, me transformar para poder transformar esse mundo atual”, acrescenta.

Para a gestora, a pandemia do novo coronavírus trouxe desafios e novas perspectivas para a profissão. “Até dois anos atrás, nenhum professor imaginou que estaria vivenciando uma situação como a de agora. Com isso, o papel desse professor nessa hora foi acolher. Nunca se fez tão importante esse papel do educador, do pedagogo. Pensando nisso, o educador pode contribuir ainda mais”, enfatiza. 

“Recentemente, fizemos uma pesquisa com os nossos alunos e vimos um número muito grande, até a maioria, que escolheu a Pedagogia por vocação. A gente percebe que, quem ainda não está na vocação, está fazendo por amor, e isso é muito importante porque é uma troca. É olhar para essa pessoa que está esperançosa de palavras e informações e ver uma grande transformação”, complementa. 

O evento contou com a mediação da coordenadora do curso, professora Helena Tavares, da coordenadora dos cursos das áreas de Humanas e Sociais Aplicadas, professora doutora Danielle Thaís Barros de Souza Leite, e do professor Antônio Minoru, gerente da Qualidade da Unit.  

Veja também: O espaço profissional da Pedagogia empresarial.

Clique aqui e confira a live.

Compartilhe: