ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Lab promove ação em alusão ao Outubro Rosa

A iniciativa foi realizada de 25 a 29 de outubro e apresentou diversas temáticas por meio de orientações para prevenção do câncer de mama.

às 10h24
Compartilhe:

De 25 a 29 de outubro, o Laboratório Central de Biomedicina (UnitLab), da Universidade Tiradentes, realizou uma ação de orientação e conscientização alusiva ao Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama. Na atividade, os estudantes do curso de Biomedicina da Unit foram divididos em grupos e trabalharam diversas temáticas. 

“Estamos realizando esta ação para que as pessoas possam se prevenir quanto ao câncer de mama, além de conscientizar as mulheres. Quanto mais cedo a pessoa for diagnosticada, maior a eficiência no campo terapêutico do diagnóstico”, declara a coordenadora do Unit Lab, Tamyres Mascarenhas. 

“Como trabalhamos no segmento da saúde, trouxemos esta ação justamente para a conscientização de alunos, professores, funcionários e pacientes. É muito gratificante, porque a gente consegue perceber que o paciente percebe que nos importamos com ele. Além disso, é uma troca de experiências”, acrescenta. 

Os estudantes do curso de Biomedicina da Unit enalteceram a importância do autocuidado. “Eu gostei muito da campanha. Foi incrível a instituição de ensino se prontificar a conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama. O meu grupo desenvolveu um panfleto mostrando como as pessoas podem prevenir, quais as anormalidades que podem ser encontradas, sinais de atenção no autoexame e o que pode acabar agravando os fatores de risco”, salienta a acadêmica Camila Nery.

O futuro biomédico Jonathan Rodrigues destaca a relevância da ação para a formação profissional. “É de suma importância porque, enquanto biomédicos, uma das habilitações é trabalhar com imaginologia. O profissional também fará exames de mamografia em clínicas de imagem, para entender como funciona a fisiopatologia do câncer de mama e passar também para as pacientes. Somos fonte de informação e orientação, então é importante para o desenvolvimento de carreira”, enfatiza. 

Os pacientes aprovaram a iniciativa. “Foi uma ação muito boa e, nesse mês de conscientização, foi muito bacana. Sou de Ribeirópolis, mas moro em Aracaju e realizo meus exames aqui há 17 anos. Sempre me sinto muito bem acolhida. Esta campanha foi um diferencial, porque temos que nos cuidar”, comenta Lenira Oliveira. 

Apontada como uma das mais completas unidades laboratoriais de universidades brasileiras, o Laboratório Central de Biomedicina – UnitLab, da Universidade Tiradentes, realiza atendimento a pacientes do SUS e conveniados. É no UnitLab que os alunos do Curso de Biomedicina e Farmácia cumprem o estágio curricular em análises clínicas. A estrutura técnica e científica é composta por sete biomédicos especialistas, mestres e doutores, responsáveis pelos setores do laboratório.  

Veja também: UnitLab já realizou mais de 5 mil atendimentos em 2021 .

Compartilhe: