ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade Acadêmica Virtual: confira as oportunidades

Alunos da Unit podem podem se candidatar até o dia 24/11 em três Universidades da América Latina para a Mobilidade Acadêmica

às 22h15
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Com inscrições abertas no mês de novembro, a Mobilidade Acadêmica virtual surgiu como uma forma de adaptar a experiência presencial para o atual momento de pandemia e isolamento, onde diversos locais impuseram barreiras sanitárias que impedem viagens internacionais. Dessa forma, os alunos da Universidade Tiradentes continuam tendo a oportunidade de entrar em contato com novas culturas, aprendendo novos idiomas, sem sair de casa.

No calendário atual, três Universidades seguem com inscrições abertas para a mobilidade virtual. A Universidad de Santo Tómas e a Corporación Universitaria Minuto de Dios, na Colômbia, recebem as candidaturas através de formulários online até o dia 15/11. Já a Universidad Católica de Santa María, no Peru, recebe inscrições até o dia 24/11. Para conferir detalhes e se inscrever, é só acessar o site do Grupo Tiradentes.

De acordo com Caio Geliel, estagiário de Relações Internacionais na Universidade Tiradentes, a modalidade virtual acaba se tornando mais acessível aos alunos, pois não a custo de mobilidade. “Ou seja, o aluno não precisará pagar por todas as questões que envolvem uma viagem internacional, além de se manter em outro país, mas ainda assim conseguirá ter acesso à novas experiências em sua área de atuação, conhecendo professores e profissionais de outros países”, explica.

Outro ponto positivo, é que também é possível acompanhar as aulas da Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira parceira em paralelo às da UNIT, podendo se manter em outros projetos, como estágios  e projetos de extensão,  ao mesmo tempo que realiza a mobilidade. Ao fim do processo, o aluno conseguirá realizar aproveitamento das disciplinas cursadas na IES parceira, sem atrasar sua graduação.

Para o processo seletivo, feito de uma forma mais simplificada, o aluno precisa se encaixar em determinados critérios pré-estabelecidos como estar regularmente matriculado em uma das quatro IES (Universidade Tiradentes, Centro Universitário Tiradentes, Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco ou Faculdade Tiradentes Jaboatão dos Guararapes), no momento da candidatura, estar com integralização do curso maior do que 20% e menor do que 80%, ser maior de 18 anos, residente e domiciliado no Brasil, não estar inadimplente financeiramente com a Universidade Tiradentes, o Centro Universitário Tiradentes de Alagoas, o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco ou a Faculdade Tiradentes Jaboatão dos Guararapes e apresentar certificado atestando ter o nível do idioma exigido pela IES de destino.

Para o aluno, a Mobilidade Acadêmica é uma importante experiência que amplia os horizontes. “Possibilita que o mesmo cresça e se desenvolva a partir do contato com outras pessoas e outra cultura. Ademais, ele terá um currículo mais diversificado, contato direto com outras instituições de ensino de alto nível, ampliando as possibilidades em sua área de atuação por meio de uma experiência única. Podendo também conhecer pessoas e fazer networking, que podem ser essenciais para sua carreira, estando em contato profissionais de sua área e que podem contribuir bastante para sua formação”. 

Leia Mais:  Mobilidade acadêmica: conquiste a experiência que você tanto sonhava

Compartilhe: