ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Lab contribui para acesso da população à saúde

Laboratório Central de Biomedicina também oferece aprendizado aos alunos de Farmácia e Biomedicina por meio de estágios curriculares.

às 11h15
A coordenadora do laboratório, Tamyres Santos Mascarenhas Soares.
A coordenadora do laboratório, Tamyres Santos Mascarenhas Soares.
A aluna do 8º período do curso de Biomedicina, Laís Rodrigues.
Compartilhe:

Um dos diferenciais do Laboratório Central de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit) é ser o único laboratório ambulatorial em Sergipe a realizar coleta do líquido cefalorraquiano ou líquor. O Unit Lab é reconhecido como uma das mais completas unidades laboratoriais de universidades brasileiras. Na unidade, os estudantes dos cursos de Biomedicina e Farmácia realizam estágios curriculares, oferecendo à população sergipana atendimento acessível.

Segundo a coordenadora do laboratório, Tamyres Santos Mascarenhas Soares, semestralmente o Unit Lab recebe cerca de 60 e 80 alunos dos cursos. “O acadêmico da Unit tem um amplo conhecimento adquirido dentro do estágio curricular, eles conseguem desenvolver toda a prática em todos os setores técnicos existentes dentro de um laboratório em análises clínicas, além de sair com habilitação neste mesmo segmento. Eles podem colocar em prática toda a teoria vivenciada desde o primeiro período do curso, além de aperfeiçoar sua conduta prática, vivenciando momentos profissionais na sua formação acadêmica”, disse.

Além de colaborar com a formação dos alunos, o Unit Lab contribui para o acesso da comunidade a exames laboratoriais e outros, atendendo ao Sistema Único de Saúde (SUS) e também a planos de saúde. No último semestre, foram realizados cerca de 4 mil atendimentos e mais de 38 mil exames foram analisados.

“A Universidade Tiradentes tem o compromisso de proporcionar o melhor serviço em análises clínicas à população. Trabalhamos não apenas para evitar as doenças e prolongar a vida dos nossos pacientes, mas também para conduzi-los a uma melhor qualidade de vida. É muito gratificante atender às necessidades da população de forma segura e eficaz”, afirmou.

Para a aluna do 8º período do curso de Biomedicina, Laís Rodrigues, as atividades desenvolvidas no laboratório têm grande importância para a sua trajetória acadêmica e formação profissional. “O Unit Lab é uma etapa de aprendizagem que nos prepara para assumir um papel importante na sociedade, assim como também na nossa carreira. Além de ser um local em que colocamos em prática todos os nossos conhecimentos acadêmicos, vivenciamos também a rotina de um ambiente de trabalho, acompanhando e executando as tarefas em diversas áreas, desenvolvendo técnicas e cumprindo as normas essenciais de um laboratório, sendo sempre orientado por professores excepcionais, dispostos e pacientes”, ressaltou.

“Para mim, todo esse processo está sendo uma experiência fundamental para adquirir confiança, responsabilidade e capacitação. Através dessa vivência diária no laboratório, tenho aprendido habilidades essenciais de execução das rotinas, entendendo e interpretando resultados com segurança e enfrentando situações únicas que me tornarão uma profissional qualificada e preparada para a inserção no mercado de trabalho”, complementou Laís.

Pandemia

As práticas realizadas no laboratório pelos alunos e professores também foram influenciadas pela pandemia de covid-19. “Começamos o ano de 2021 com o grande desafio da pandemia, porém o nosso segmento contempla um caminho restaurador, em poder ajudar a população com exames em diagnóstico, laboratório clínico para conduzi-los na melhor forma. Em meio a um ano pandêmico, vivenciamos os melhores meses de produção comparando com os últimos três anos. Nosso serviço gera para a comunidade uma satisfação ímpar no tratamento de saúde deles. Nossa perspectiva é continuarmos atendendo de forma humanizada a nossa comunidade, transmitindo segurança e confiabilidade na realização dos exames clínicos laboratoriais”, concluiu.

 

Leia também:  A importância do PSA para a detecção do câncer de próstata

Compartilhe: