ESTUDE NA UNIT
MENU

Provas e gabaritos do Enade já podem ser consultados

Os exames foram aplicados no último domingo; alunos concluintes que foram convocados e não compareceram podem pedir dispensa da prova a partir do dia 16 de dezembro

às 20h49
Os cadernos de prova e seus respectivos gabaritos podem ser consultados no site de Provas e Gabaritos do Enade
Os cadernos de prova e seus respectivos gabaritos podem ser consultados no site de Provas e Gabaritos do Enade
Compartilhe:

Já estão liberados os gabaritos das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021). Os testes, obrigatórios para alunos concluintes de 8.009 cursos em 30 áreas do conhecimento, foram realizados no último domingo em todo o país, sob organização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cadernos de prova e seus respectivos gabaritos podem ser consultados no site de Provas e Gabaritos do Enade, dentro do portal do Inep. 

Nas instituições de ensino do Grupo Tiradentes, 1.119 alunos estavam inscritos para fazer o Enade 2021. Em algumas unidades, como o Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), todos os convocados compareceram à prova. Em outras, o comparecimento ficou bem próximo da taxa de 100%. Já em nível nacional, 75,4% dos 489.958 inscritos realizaram as provas, de acordo com o Inep. As informações consolidadas sobre as taxas de comparecimento de alunos serão conhecidas a partir do dia 15 de dezembro, quando o Inep divulgará a relação de estudantes em situação regular com o exame.  

Já os estudantes que não compareceram à aplicação da prova poderão solicitar a dispensa entre os dias 16 de dezembro de 2021 e 21 de janeiro de 2022. Eles precisarão fazer esse procedimento para regularizar sua situação e ficar apto para a colação de grau. Serão aceitas as justificativas relacionadas no Anexo III do Edital do Enade 2021, tanto as de ordem pessoal (acidente, assalto, luto, casamento, concurso ou atividade de trabalho, entre outras) quanto as de iniciativa da instituição de ensino (compromissos acadêmicos, mobilidade acadêmica ou indicação incorreta do município de prova na inscrição do estudante). 

As provas

Durante quatro horas, os inscritos no Enade responderam a 10 questões de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, sendo 30 de componente específico, próprias de cada área de avaliação. Parte das questões foram de múltipla escolha e as outras foram discursivas, trazendo situações-problema e estudo de casos. 

“A percepção que tivemos foi de um maior engajamento em relação aos anos anteriores. Notamos que os estudantes, na sua grande maioria, saíram entre 2h30 e 3h de prova. Isso é bastante positivo no sentido de permanência no local de prova, o que se deduz que eles leram e, provavelmente, se dedicaram na resolução das cinco questões dissertativas”, avalia o professor Antônio Minoru Suzuki, gerente de qualidade da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). 

A expectativa é pela divulgação dos resultados dos exames do Enade, instituído desde 2004 pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos de graduação em todas as faculdades e universidades do país. O resultado individual sairá em 31 de agosto de 2022, pelo Boletim de Desempenho do Estudante, no próprio sistema do Enade. Já os resultados relativos aos cursos e instituições de ensino sairão em data a ser definida, através de conceitos e relatórios elaborados pelo próprio Inep. “Os resultados permitirão que tenhamos uma pequena amostra do desempenho dos nossos estudantes em questões de Formação Geral (Atualidades) e Formação Específica (Profissional)”, acrescenta Minoru.

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do Inep 

Compartilhe: