V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Enade: por que é importante para o estudante participar

Participar do exame requer preparação, como o hábito da leitura e do treino da redação. Veja algumas dicas e como a Unit auxilia o estudante.

às 11h29
O gerente de qualidade da Universidade Tiradentes (Unit), professor Antônio Minoru.
O gerente de qualidade da Universidade Tiradentes (Unit), professor Antônio Minoru.
A aluna vencedora do 1º lugar, alcançando 9,8 pontos, foi Ana Paula Santos Bispo.
Compartilhe:

Estudantes de todo o Brasil estão em contagem regressiva para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que acontecerá no próximo domingo, 14/11. Nesse dia, serão avaliados 30 áreas de cursos. Para os estudantes convocados é muito importante participar, pois é fundamental para atestar a qualidade dos cursos superiores e o compromisso com a sociedade.

O gerente de qualidade da Universidade Tiradentes (Unit), professor Antônio Minoru, dá dicas para o aluno se preparar para o Enade. “Reconheça o que é preciso melhorar e o que é preciso potencializar com relação aos saberes aprendidos durante a sua jornada acadêmica. Chamamos esta ação de retomada do conhecimento, que nada mais é do que uma autoavaliação da aprendizagem. Outra dica importante é: escrevam! Não percam o hábito de ler, interpretar e dissertar sobre temas atuais”, disse.

Desde o ingresso do estudante na Unit, as coordenações de cursos realizam ações voltadas para a performance acadêmica e a preparação para o Enade, como por exemplo, o Programa de Gestão da Aprendizagem, e uma série de eventos inovadores e relacionados com a contemporaneidade da profissão e sua atuação cidadã.

Uma dessas ações foi o Concurso de Redação Acadêmica, promovido pela coordenação do curso de Pedagogia EaD. O professor tutor virtual, Anderson Teixeira, explicou que nessa atividade, o estudante teria duas propostas norteadoras: Formação Geral em Meio Ambiente – Biodiversidade, Sustentabilidade e Intervenção Humana; e Formação Específica em Políticas, Organização e Financiamento da Educação Brasileira. Ele deveria analisar, refletir e elaborar duas redações com no máximo 15 linhas, baseado na proposta do Enade.

“O objetivo era incentivar não só a criatividade dos discentes mas também a originalidade em meio às suas produções textuais. Foram disponibilizadas no AVA, mais precisamente no Espaço Virtual Enade, duas questões discursivas para elaborações e desenvolvimentos textuais, além das normas para as devidas produções, levando em consideração as propostas norteadoras”, esclareceu.

A aluna vencedora do 1º lugar, alcançando 9,8 pontos, foi Ana Paula Santos Bispo, do 7º período do polo Unit EaD de Itabaiana. Ela contou como foi a experiência e como a Unit contribuiu para o desempenho obtido no concurso.

“A ideia do concurso foi genial porque realmente a gente conseguiu trazer essa sensação de estar no Enade e  testar os nossos limites. Não é só prova que mede, mas uma prova e também é um indicador da graduação e do estudante. Quanto melhor a gente se sai, melhor. Tanto para a gente, pela formação profissional, quanto para a universidade que foi quem forneceu todo esse suporte da graduação. Estou muito feliz com os resultados e considero que foi muito importante a iniciativa”, disse Ana Paula. 

Enade

“O Enade é um exame trienal, aplicado em todo o Brasil, e avalia os estudantes concluintes dos cursos de graduação, verificando sua aprendizagem através de uma prova, além de validar a sua percepção do processo formativo com relação ao seu curso e instituição de ensino. O objetivo é atestar a qualidade dos cursos de graduação do país, por meio de uma escala de notas que vão de 1 a 5. Essas notas são fundamentais para a verificação das fragilidades e potencialidades dos cursos e das IES”, explicou o gerente da qualidade da Unit.

Neste ano, devido ao adiamento do Enade em 2020 em razão das restrições impostas pela pandemia, participarão os cursos do Ciclo II (a avaliação é trienal e dividida em três Ciclos: I, II e III).

A Unit será representada pelos seguintes cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnológico, EaD), Ciência da Computação (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado, EaD e Presencial), Educação Física (Licenciatura), História (Licenciatura, EaD e Presencial), Letras Inglês (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura EaD), Redes de Computadores (Tecnológico) e Sistemas de Informação (Bacharelado).

 

Leia também: Enfermagem: ética e cuidado humanizado em prol da saúde

Compartilhe: