ESTUDE NA UNIT
MENU

O que fazer com o 13º salário? Saiba como planejar da melhor forma

Aplicar o 13º salário na quitação de dívidas e na reserva para despesas de início de ano é o mais indicado, orientam especialistas

às 15h26
O pagamento do 13º salário é visto por muitos trabalhadores como uma boa oportunidade para pagar dívidas e equilibrar contas (Unsplash)
O pagamento do 13º salário é visto por muitos trabalhadores como uma boa oportunidade para pagar dívidas e equilibrar contas (Unsplash)
Compartilhe:

O fim de ano está chegando e, com ele, vem o momento do recebimento do 13º salário. Mas, o que fazer com esse dinheiro extra? Saiba como planejar da melhor forma seguindo as orientações de especialistas em finanças.

O primeiro passo é refletir sobre as aplicabilidades da renda, antes de sair gastando nas festas de fim de ano. Segundo o Mapa da Inadimplência, divulgado pelo Serasa no mês de agosto deste ano, 62,25 milhões estão endividados, ou seja, a cada 10 brasileiros, três possuem dívidas em seus nomes.

“A chegada do 13º é um alento para muitos trabalhadores, os quais estão endividados. É um dinheiro importante que chega para amenizar e até mesmo liquidar as dívidas. Esse sem dúvidas é o melhor a ser feito com essa renda extra que chega, já que os juros altos do cheque especial e do cartão de crédito são armadilhas e impulsionam o efeito ‘bola de neve’, que costumamos falar”, orienta o professor Josenito Oliveira, economista e docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).

Ainda segundo o especialista em finanças, esse é um ótimo período para fazer um balanço do orçamento, elencar prioridades e equilibrar as contas. “A prioridade deve ser sempre a quitação das dívidas, mesmo porque, o início do ano é sempre pesado em relação a tributos e despesas como IPTU, IPVA, mensalidade e material escolar, entre outras despesas. Assim, para começar o ano com as contas mais equilibradas, usar o 13º salário é o mais indicado”, ressalta.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: