ESTUDE NA UNIT
MENU

Antecipação do 13º de aposentados e pensionistas pode beneficiar a economia

O pagamento antecipado do 13º salário para beneficiários do INSS é positivo em meio ao cenário prolongado de pandemia, dizem especialistas

às 16h19
O pagamento do 13º integra um pacote de ações do Ministério da Economia para diminuir as dificuldades da população em meio à piora da pandemia (Unsplash)
O pagamento do 13º integra um pacote de ações do Ministério da Economia para diminuir as dificuldades da população em meio à piora da pandemia (Unsplash)
Compartilhe:

A antecipação do pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS deve injetar R$ 53 bilhões na economia brasileira, trazendo assim impactos positivos em meio à pandemia da Covid-19.

O benefício será pago em duas parcelas, sendo a primeira programada no período de 25 de maio a 8 de junho. Já a segunda parcela será disponibilizada aos beneficiários de 24 de junho a 7 de julho. O pagamento integra um pacote de ações do Ministério da Economia para diminuir as dificuldades da população em meio à piora da pandemia.

Para especialistas da área, recursos como esse, quando são pagos antecipadamente, geram impactos positivos na renda e, consequentemente, na vida daqueles que recebem e para o comércio em geral.

“Esse pagamento antecipado do 13º é uma medida extremamente interessante neste momento em que a gente vive, pois com a redução da renda de grande parte da população trabalhadora e a alta taxa de desemprego, essa antecipação consegue movimentar muito bem o ambiente de negócios. Nós temos famílias, por exemplo, que dependem da renda de aposentados e pensionistas, então, esse recurso extra que entra faz toda a diferença”, analisa o economista Lucas Sorgato, professor do curso de Administração do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

Quem tem direito?

Têm direito a receber o pagamento antecipado do 13º salário, aposentados e pensionistas com mais de um ano de recebimento do benefício pago pelo INSS. Os beneficiários que ainda não completaram um ano, irão receber o pagamento proporcional. Assim, um aposentado ou pensionista que passou a receber em janeiro deste ano, por exemplo, receberá proporcionalmente de janeiro até maio, que é quando inicia-se o pagamento da primeira parcela no dia 25 de maio para pessoas com número final do benefício 01. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: