ESTUDE NA UNIT
MENU

Como cozinhar a própria comida ajuda na saúde física e mental?

Algumas dicas são importantes no começo e ajudarão na manutenção do peso e nos laços sociais.

às 11h21
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Para quem trabalha o dia inteiro, pode ser difícil colocar o hábito de cozinhar na rotina diária. Mas quem não gosta do cheirinho e do sabor de comida caseira? Os benefícios de fazer a própria comida são muitos: desde o cuidado com a higiene dos alimentos até o uso equilibrado de sal e temperos, além de ajudar com a saúde mental.

No início, cozinhar a própria comida pode parecer que é só o cumprimento de uma obrigação. Tente começar assim: pense no que você gosta de comer, procure receitas na internet ou em livros de receitas, compre ingredientes básicos como temperos e ervas, experimente a comida enquanto prepara e, principalmente, seja paciente.

Não precisa aprender receitas sofisticadas. Comece pelo básico e anote os erros e acertos. Algumas coisas são essenciais, claro, como o uso do sal. O sal ajuda a inibir o sabor amargo dos alimentos e favorece o aroma da comida, mas é preciso ter cuidado com a quantidade. O excesso de sal pode contribuir para a hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Cozinhar em casa ajuda a controlar a salinidade dos alimentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio não ultrapasse 5 gramas por dia, ou seja, uma colher de chá.

Ao cozinhar as próprias refeições, também é possível controlar o peso. Para isso, é importante equilibrar as porções de nutrientes. Cerca de 50% do prato deve ser composto de vegetais crus e cozidos, 25% de carboidratos (arroz, macarrão, batata e farinhas) e os 25% restantes, de proteínas vegetais (feijão, grão-de-bico, lentilha ou soja, por exemplo) ou animais (carnes de boi, frango, porco, peixe ou ovos).

Pode parecer complicado no começo, por isso, chame alguém da sua casa para ajudar. Assim, é possível interagir com outra pessoa enquanto cozinha, estreitando laços sociais e ainda terminando o serviço mais rápido do que se fizesse sozinho.

 

*Com informação do Mega Curioso, G1 e Uol.

 

Leia também: Saiba como conquistar uma alimentação saudável

Compartilhe: