ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba como conquistar uma alimentação saudável

O nutricionista e professor da Unit Hugo Xavier destaca a importância de uma alimentação equilibrada e saudável.

às 11h59
Compartilhe:

A conquista de uma alimentação mais saudável, assim como a melhora dos hábitos alimentares, faz parte do dia a dia da sociedade. A busca constante pelos nutrientes, de forma quantitativa e qualitativa, é importante para a melhoria da qualidade de vida. Para isso, é necessário entender que existem particularidades nesse consumo, para tornar essa dieta bem equilibrada.    

“Uma alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes em termos quantitativo e qualitativo em uma alimentação nas 24 horas do dia. Dentre essas particularidades, destacamos a faixa etária, a atividade física e o gênero, dentre outras. Mas, essa alimentação é aquela que contém proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, sais minerais e água”, declara o nutricionista e coordenador operacional do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit), professor Hugo Xavier. 

“O objetivo desse consumo é o bom funcionamento do organismo. Para que uma alimentação seja saudável, é importante ter variedade, equilíbrio, controle de quantidade e qualidade dos alimentos”, acrescenta. 

O especialista salienta a importância dos nutrientes. “Os carboidratos fornecem a maior parte da energia necessária para nos movimentar, executar trabalhos e viver. São os amidos e os açúcares. Em média, recomenda-se um consumo diário de 50% de carboidratos. Já no caso das proteínas, esse nutriente é conhecido como construtor, fortalece o sistema imunológico, dentre outras funções no nosso organismo. 10 a 20% do nosso consumo diário deve ser consumido na forma de proteínas”, enfatiza. 

“Os lipídios, também conhecidos como gorduras, com alto teor calórico, dentre suas funções são isolantes térmicos, reserva de energia, carreadores de vitaminas lipossolúveis etc. O consumo diário ideal, guardadas as particularidades, será em média de 30%”, complementa. 

Para Hugo Xavier, as vitaminas e os minerais são termos acessórios da alimentação e elementos inorgânicos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. “Esses nutrientes podem ser encontrados em diversos alimentos, na exposição solar ou em suplementos de reposição. Destacamos que vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) são solúveis na presença de gordura e lipídios, e as vitaminas do complexo B e a vitamina C (ácido ascórbico) são classificadas como hidrossolúveis”, frisa.

“Os minerais têm funções muito variados, deles destacamos: Potássio (K), Cloro (Cl), Sódio (Na), Cálcio (Ca), Fósforo (P), Magnésio (Mg), Ferro (Fe), Zinco (Z), Cobre (Cu), Iodo (I), Cromo (Cr), Selênio (Se). Os alimentos fontes são os mais variados, mas destacamos os vegetais, hortaliças, legumes, verduras, e frutas, dentre outros”, finaliza o nutricionista.

Veja também: Aproveite o verão de forma mais saudável.

Compartilhe: