ESTUDE NA UNIT
MENU

Paratletas superam limites no esporte durante Meeting na Unit

Vindos de várias partes do Brasil, paratletas fazem história e compartilham histórias de determinação e superação durante evento

às 21h03
Sandro Allan
Sandro Allan
Fabiano Cruz da Silva
Leila Fernanda e Yasmin Santos
Verônica Almeida
Compartilhe:

No último sábado, 4, diversos atletas de várias partes do país se encontraram em uma das primeiras competições oficiais do ano de 2021. A etapa regional do Meeting Paralímpico de atletismo e natação aconteceu na Universidade Tiradentes e dentre os 160 participantes do evento, várias histórias de amor ao esporte se cruzaram, demonstrando os benefícios físicos e emocionais gerados pela prática esportiva.

Sandro Allan Bezerra representou a Unit durante o Meeting Paralímpico. Ele é estudante do curso de Educação Física na instituição e competiu nas provas de 1.500m e 5.000m na modalidade do atletismo, levando mais uma medalha para casa. “Essa competição é muito importante. Ela mostra que qualquer pessoa, mesmo com alguma deficiência, pode ir em busca dos seus objetivos. Eu tenho treinando muito e pretendo participar de competições nacionais e internacionais em 2022”. 

Sandro também revela que começou na modalidade em 2002 e que ela transformou a sua vida. “Conheci o atletismo através de um amigo meu. Atualmente, já são 18 anos praticando esse esporte maravilhoso que só me trouxe benefícios e alegrias na vida. Também fico satisfeito em levar o nome da Unit nesse cenário esportivo, pois, na hora que eu mais precisei fui abraçado por essa instituição”, reitera.

No ranking brasileiro, Fabiano Cruz da Silva figura em altas colocações. O paratleta veio de Franca, no estado de São Paulo, para competir pela primeira vez em Aracaju e garantiu medalha nas categorias de lançamento de dardo e lançamento de peso.  “Comecei no atletismo com 28 anos e de lá pra cá não parei mais. Eu nunca gostei de ficar parado , sempre fui uma que gostava de muito movimento e, por isso, acabei me identificando muito com esse esporte”.  

Para Leila Fernanda, mãe da atleta aracajuana Yasmin Santos, ver a filha competir é emocionante. “Ou de um jeito ou de outro sempre acabo me emocionando. É muito gostoso e prazeroso ver minha filha praticando uma atividade física. Sem dúvidas, em 2022 participaremos de mais competições”. 

Na natação, a medalhista olímpica Verônica Almeida participou não só como atleta, mas também na função de técnica.  Verônica foi bronze nos 50m borboleta classe S7 em Pequim em 2008. Verônica tem seu nome gravado no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a atleta mais rápida a nadar 10 km em mar aberto com apenas um braço. Em janeiro de 2015, ela fez a travessia Mar-Grande Salvador a nado borboleta e completou os 12,5 km em 4h52min57s.

“Viemos de Salvador e treinamos em Jequié. Trouxe hoje mais três atletas comigo e dois deles estão iniciando este ciclo de competição aqui no Meeting. A natação, pra mim, é transformadora. Ela consegue fazer com que todos enxerguem que há possibilidade depois, sempre falo depois, porque todos aqui tem uma história. A natação faz com que você volte a sorrir, independente de cada história que aconteceu na vida de cada um aqui”.

Leia Mais: Meeting: LABIMH coordena pesquisa em prol da saúde dos atletas

 

Compartilhe: