ESTUDE NA UNIT
MENU

Meeting: LABIMH coordena pesquisa em prol da saúde dos atletas

O Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH esteve presente no evento do último sábado, 4, para a coleta de dados

às 19h31
Gabrielle Moreira
Estélio Dantas
Compartilhe:

Durante as atividades do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizado no último sábado,4, no Complexo Esportivo Tiradentes, o Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH, do Programa de Saúde e Ambiente (PSA), esteve coordenando uma equipe formada por doutorandos e mestrandos, bem como acadêmicos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina e Odontologia.


Os estudantes realizaram pesquisa sobre as condições de saúde dos paratletas, onde a coleta de dados visará recolher subsídios para as dissertações de mestrado de acadêmicos do PSA da Unit. De acordo com Estélio Dantas, professor da Unit, aproximadamente 16 alunos participaram da atividade que ocorreu no complexo esportivo da Universidade.

“Vamos fazer uma coleta pelo google forms, depois uma anamnese, que é uma verificação de condições gerais do paciente e iremos aplicar um questionário sobre estresse, resiliência, rendimento esportivo e qualidade de vida. Também iremos aplicar uma bateria de testes em relação a coordenação motora para atletas cadeirantes e vamos verificar a saúde bucal dos atletas”, explica. 

A aluna do quinto período de Medicina, Gabrielle dos Santos Moreira, estava empolgada para participar da atividade prática. “A vivência com pessoas com deficiência é algo muito importante e infelizmente na prática clínica é difícil ter contato com PCDs por causa da falta de acessibilidade de alguns locais e ter esse contato maior é fundamental para a minha formação como médica”. 

Cássio Murilo, mestrando no Programa de Saúde e Ambiente, é formado em Educação Física e o Meeting Paralímpico é de fundamental importância para a validação do seu projeto de mestrado. Ele avalia a sua participação junto ao LABIMH.  “O teste tem cinco etapas e avalia desde a coordenação motora fina até a coordenação motora grossa. Esperamos encontrar um grupo homogêneo e iremos utilizar o nosso critério de avaliação para embasar a pesquisa. Nossa expectativa é ajudar na qualidade de vida das pessoas que utilizam cadeira de rodas. Já que a motricidade tem um papel importante na locomoção, individualidade e na prática esportiva desses atletas”, disse.

Leia Mais: Meeting Paralímpico ocorreu no último fim de semana na Unit

 

Compartilhe: