ESTUDE NA UNIT
MENU

Tendências do mercado de trabalho preveem adequação das empresas

Trabalho a distância, novo pacote de benefícios, cuidado com o turnover e saúde mental do colaborador são tendências para 2022.

às 14h22
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Com a proximidade do final do ano, empregadores, profissionais e especialistas fazem um balanço do período que passou e esse movimento proporciona ao mercado as tendências para o ano seguinte. Quem deseja se colocar no mercado de trabalho deve ficar atento e se adaptar aos novos modelos.

Para 2022, é previsto que o trabalho a distância continue forte. Mais de 90% dos entrevistados de uma pesquisa mercadológica feita pela Robert Half demonstraram interesse em trabalhar remotamente, e 64% conhecem alguém que já recebeu uma oferta de home office.

Essa tendência trará às empresas a necessidade de adequar o pacote de benefícios aos colaboradores, como apoio psicológico, horário flexível e ajuda de custo para compra de equipamentos ou para arcar com despesas de internet, telefone e luz.

Várias empresas também responderam à pesquisa e mostraram preocupação com os resultados, principalmente em relação à qualificação profissional e à dificuldade de encontrar talentos com os requisitos desejados. O turnover (alta rotatividade) também é um movimento preocupante, pois prejudica o andamento regular do trabalho devido à entrada e saída de colaboradores.

A pandemia de covid-19 apontou para um ponto que necessita atenção: saúde mental. Em pesquisa feita pela Exame, mais da metade dos empregadores (53%) acredita que os colaboradores estão sujeitos ao estresse, ansiedade e burnout. Com isso, o tema se tornará recorrente em reuniões, palestras e capacitações, mostrando que também faz parte do mundo corporativo.

*Com informações da Exame.

 

Leia também: Docente da Unit está entre os melhores cientistas do mundo na área de Farmácia

Compartilhe: