Com o aquecimento global e a intensificação dos eventos climáticos extremos ligados às mudanças climáticas, como ondas de calor, alagamentos e incêndios florestais, foi realizada pela ONU em Glasgow, na Escócia, a 26ª edição da Conferência Entre as Partes – COP 26, maior e mais importante conferência sobre o clima do planeta.
Durante o evento, que reuniu líderes mundiais, negociadores, ONGs, grupos da sociedade civil e jornalistas de quase 200 países, foram apresentados planos de corte de emissões até 2030, com avaliação se o mundo está no caminho certo para alcançar a meta do Acordo de Paris.
Desde 2015, eles entraram em acordo para promover mudanças para manter o aquecimento global “bem abaixo” de 2°C acima dos níveis pré-industriais – e tentar atingir 1,5°C – para evitar uma catástrofe climática.
Entre os principais pontos discutidos durante a conferência estão ações de desenvolvimento e preservação do meio ambiente, emissão de gases que provocam efeito estufa e aquecimento global. Além disso, assuntos voltados à mobilização de finanças e trabalho conjunto também foram debatidos.
Ao final, uma espécie de declaração foi divulgada, onde cada país assinou um documento com a inclusão de compromissos específicos.
Veja também: Docente da Unit destaca curiosidades sobre vulcões