Um projeto voltado para levar alegria às crianças hospitalizadas no maior hospital público de Sergipe. É assim que é definido o “Risos da Fisio”, atividade de extensão para alunos de Fisioterapia da Universidade Tiradentes. De acordo com Aida Carla Santana de Melo Costa, fisioterapeuta e Professora Titular do curso, o objetivo é levar amor e alegria às crianças hospitalizadas, proporcionando um ambiente mais leve e de maior acolhimento.
O Projeto de Humanização Hospitalar Pediátrica Risos da Fisio existe desde 2017 e durante o período mais crítico da pandemia as atividades foram suspensas e substituídas por uma arrecadação solidária de brinquedos com o retorno das atividades na presencialidade, o projeto voltou as visitas rotineiras e deverá seguir o cronograma do período letivo dos alunos no ano de 2022.
“O Projeto Risos da Fisio não visa à aplicação de técnicas fisioterapêuticas. Temos aproximadamente 30 leitos no internamento pediátrico do HUSE, sendo esse quantitativo de crianças o nosso público alvo. Essas crianças possuem patologias variadas e estão em condições de saúde vulneráveis”, explica Aida.
Qualquer aluno de graduação em Fisioterapia da Unit poderá participar como voluntário. Para participar do projeto, basta dar o nome a qualquer um dos integrantes da equipe fixa que possui cinco integrantes para que os mesmos façam o agendamento da visita.
Leia Mais: Fisioterapia auxilia na melhora de distúrbios do sono