ESTUDE NA UNIT
MENU

60% dos brasileiros dormem menos de 7 horas, diz Associação Brasileira do Sono

23% da população em São Paulo reclamam de sono insuficiente, segundo estudo realizado pelo Instituto Datafolha junto com o Instituto do Sono.

às 13h27
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Compartilhe:

Seja pelo estilo de vida, seja pelo consumo de álcool ou seja pelo excessivo consumo eletrônico, o fato é que há cada dia mais pessoas no mundo dormem menos que deveriam. Apesar de perceber mal-estar físico ou falta de concentração, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), há consequências silenciosas despertadas pela privação do sono, como a falta de controle emocional e a falta de produtividade.

A privação do sono afeta a capacidade do controle das emoções. É o que diz um estudo longitudinal “A Privação de Sono e o Desenvolvimento das Relações Chefe-empregado”, da Universidade de Indiana (EUA). Segundo dados, dormir pouco prejudica as partes do cérebro envolvidas na regulação das emoções. E, pior, pode levar a pessoa a possuir comportamentos mais abusivos ou sentir emoções mais negativas.

O Instituto Californiano de Neurociências do Comportamento e Psicologia, em uma pesquisa de 2018, chegou ao mesmo resultado. Os números mostram que há uma possível relação entre a amígdala e as emoções negativas advindas da privação de sono, principalmente a ira. Essa estrutura cerebral é responsável pelo processamento das nossas reações emocionais. 

60% dos brasileiros dormem menos de 7 horas por noite, segundo dados da Associação Brasileira de Sono. Os dados são consideráveis, visto que a privação de sono interfere diretamente na falta de controle emocional. Um estudo realizado pelo Instituto Datafolha junto com o Instituto do Sono apontou ainda que 23% da população de São Paulo (SP) têm queixas de sono insuficiente.

Outro fator comprometido pela falta de sono é a produtividade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o distúrbio do sono afeta 40% dos brasileiros e 45% da população mundial. Porém, dormir tarde para atender a demanda não te deixa produtivo. Segundo o Departamento de Sono da Escola de Medicina de Harvard, para ter sucesso, você tem de dormir bem. Ao perceber qualquer melhoria da produtividade a curto prazo por se deitar tarde, por exemplo, ela é facilmente eliminada pelos efeitos prejudiciais da privação de sono. Se hoje você dorme mal, sofrerá as consequências por mais dias.

Por Raquel Passos e Jéssica Dantas Santos

 

Leia mais:

As interferências do sono durante a pandemia

Fisioterapia auxilia na melhora de distúrbios do sono

 

Compartilhe: