Tudo começou com a escolha de um curso de graduação. Iuri Rusak não conhecia bem a profissão de publicitário, mas foi movido pela curiosidade e pela vontade de aprender que decidiu cursar Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes (Unit). Agora, ele carrega experiências na área e trabalha em uma das maiores agências de publicidade do mundo, com atuação em mais de 100 países.
“Curiosamente, a minha trajetória está muito relacionada às atividades que exerci ainda nos tempos da universidade. Posso listar experiências de conhecer pessoas incríveis, que foram colegas de sala de aula e professores, que hoje, são colegas de profissão; desde a experiência em realizar atividades de extensão como trazer palestrantes para algum evento ou participar da Agência Prática também; e estar em contato com professores atuantes no mercado que me possibilitaram a trajetória universidade-mercado de trabalho e inúmeras boas lembranças”, disse Iuri.
Todas essas experiências vividas na Unit, permitiram ao egresso se familiarizar com a prática da profissão e criar uma rede de relacionamentos e contatos profissionais importantes na área. “A oportunidade de debater com professores atuantes do mercado me ajudou muito a conciliar teoria e prática de uma forma muito atualizada. Consegui minha primeira oportunidade ainda antes de me graduar (e seguir nessa área até hoje), graças aos grandes professores que tive, em especial Leo Roeder, que foi um grande mentor nos primeiros anos. Desde as aulas de mídia, passando pela coordenação da Agência Prática, estágio e início de carreira em agências e anunciantes em Aracaju”, contou.
Logo que concluiu a graduação, Iuri fez um curso de pós-graduação em São Paulo e lá teve a oportunidade de trabalhar em grandes agências como a WMcCann e a FNazca. “Porém, percebi que em um certo ponto aprimorar o inglês seria muito importante para progredir na carreira, bem como conhecer novos lugares e viver novas experiências parecia muito interessante. Foi quando eu e minha (até então) noiva decidimos passar um tempo na Austrália, inicialmente por seis meses, porém lá se vão quase sete anos”, comentou o publicitário.
Atualmente, Iuri no departamento de mídia digital em uma agência de mídia da Omnicom Media Group (OMG), na Austrália, interagindo e criando novas experiências com pessoas de várias partes do mundo.
Leia também: Quer estudar na Unit? Saiba como ingressar na universidade nota máxima no MEC