ESTUDE NA UNIT
MENU

Descobrindo o AVA: conheça as funcionalidades do ambiente virtual da Unit

A plataforma é a universidade digital do aluno, no qual ele contra todos os conteúdos das disciplinas e outras funcionalidades.

às 13h37
A gerente acadêmica da Unit EaD, explica as funcionalidades do AVA.
Compartilhe:

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma ferramenta de ensino que a Universidade Tiradentes (Unit) possui para a realização de atividades online dos cursos de educação a distância (EaD) e das disciplinas online que fazem parte da matriz curricular também dos cursos de graduação presencial.

De acordo com a gerente acadêmica da Unit EaD, Karen Sasaki, por meio do AVA, o estudante participa de uma universidade digital. “Ele vai estudar das mais diferentes formas. Com textos, infográficos, vídeo-aulas… ele vai interagir com os colegas e com o professor através dos fóruns de discussões ou no espaço do Fale Conosco. E ele consegue ser avaliado porque posta arquivos em que ele realizou as avaliações”, explicou.

Ao acessar o AVA, o estudante vai encontrar na página inicial as principais funcionalidades da plataforma, como a lista das disciplinas, canal de notificações, central de ajuda, Fale Conosco e mural de avisos.

Disciplinas

Uma outra forma de visualizar as disciplinas do curso é clicando no mosaico de quadrados no menu superior da plataforma. Da esquerda para a direita da tela, é o primeiro símbolo. Por lá é possível buscar por disciplinas de todos os períodos, acessá-las novamente e conferir o histórico de aproveitamento, e conteúdos.

Em cada disciplina o estudante tem acesso a uma trilha de aprendizagem organizada pedagogicamente e os conteúdos próprios para o desenvolvimento dos estudos. Os conteúdos de cada unidade são disponibilizados em pastas nas quais o aluno clica e encontra as vídeo-aulas e dicas dos professores, exercícios e outras informações.

A equipe da Unit EaD está atualizando algumas das funcionalidades da plataforma e uma das funções que serão disponibilizadas é o download das vídeo-aulas no formato mp4.

Central de notificações

Representada pelo envelope no menu superior da plataforma, o aluno encontra a central de notificações. Ele recebe todos os comunicados da instituição e dos professores, informando prazos das atividades, lembretes de estudo e avisos institucionais. 

Sino

Ao lado da central de notificações, representado pelo símbolo de um sino, o estudante é avisado de todas as notificações gerais enviadas para ele. Para quem tem o aplicativo instalado no celular e permite o envio de notificações, todas as mensagens são sinalizadas por pop-up.

Central de Ajuda

No menu lateral da página inicial, há uma área para quem precisa de ajuda. Uma das opções na qual o aluno pode tirar suas dúvidas é a central de ajuda, na qual ele encontra tutoriais e conteúdos com as respostas e orientações das perguntas mais frequentes dos estudantes.

Fale Conosco

Já no Fale Conosco, o aluno entra em contato diretamente com uma equipe especializada de acordo com o tema da dúvida que tem. Ao clicar neste botão, aparece um menu com as alternativas: coordenação, professor, suporte, suporte exclusivo sobre prova online EaD, Unit Carreiras e experiência extensionista.

Como acessar

O estudante pode acessar o AVA tanto na versão web quanto pelo aplicativo exclusivo, possibilitando que ele estude em qualquer lugar. Todos os conteúdos também podem ser baixados em PDF para que o aluno possa consultá-lo caso esteja sem acesso temporário à plataforma. “Isso gera mobilidade e outras oportunidades de estudos em lugares não necessariamente tradicionais como uma sala de aula ou uma sala de estudos. O celular torna-se um aliado para que o aluno consiga estudar e desenvolver suas atividades pedagógicas”, destacou Karen Sasaki.

Para acessar o AVA, o estudante pode ir pelo Sistema Magister ou baixando o aplicativo Brightspace Pulse, disponível para download na Apple Store ou Google Play.

 

Leia também: Disciplinas online aproximam o aluno às novas tecnologias

Compartilhe: