As ligas acadêmicas são uma ferramenta de ensino extracurricular que integra um grupo de universitários em torno do estudo sobre um tema específico. Por meio delas, o estudante desenvolve senso crítico, raciocínio lógico e o aprofundamento teórico-prático dos assuntos estudados em sala de aula.
A criação de ligas é regulamentada pela Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). No entanto, cada instituição de ensino superior define regras próprias. Mas, normalmente, elas realizam atividades divididas em quatro objetivos gerais: ensino, pesquisa, extensão e laboratorial.
No aspecto do ensino, as ligas realizam aulas e reuniões acadêmicas sobre o tema relacionado. Na pesquisa, há o incentivo para a escrita de artigos científicos e participação em eventos acadêmicos e científicos. Na extensão, elas envolvem o atendimento à comunidade. E no laboratorial, exige a coleta de dados e análises dessas amostras.
Os principais benefícios das ligas acadêmicas são a formação do aluno e a aproximação com a comunidade. Participar de uma liga acadêmica é um grande diferencial na vida acadêmica do aluno e, futuramente, na vida profissional.
*Com informações de Revista Brasileira de Educação Médica, Doity e Medium
Leia também: “O mundo da IC foi um marco muito importante na minha vida”, diz egresso.