ESTUDE NA UNIT
MENU

Ninota Garcia oferece fisioterapia respiratória para quem teve covid19

Para seguir o tratamento, o paciente precisa do encaminhamento médico e liberação após o período de isolamento.

às 11h09
Compartilhe:

A covid19 atinge, principalmente, o sistema respiratório. Os principais sintomas são febre, perda de olfato e paladar, tosse seca, dor de garganta e até falta de ar. Em casos mais graves, o pulmão é tão prejudicado que a função respiratória precisará ser reabilitada por meio fisioterapia respiratória, diminuindo as sequelas e promovendo bem-estar ao recém-recuperado.

Em Aracaju, o Centro de Saúde Ninota Garcia, administrado pela Universidade Tiradentes (Unit), realiza o tratamento e possui parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), convênios ou particular.

Desde o início da pandemia, já foram realizados 4.500 atendimentos como esse. Segundo o coordenador técnico Rodrigo de Faro Silva, o tratamento é fundamental. “O atendimento fisioterapêutico acaba sendo indispensável para a reabilitação dos pacientes, pois os mesmos geralmente chegam com dificuldade  respiratória e/ou motora e a fisioterapia ajuda a restabelecer a funcionalidade de uma forma rápida e eficaz”, disse.

A fisioterapia respiratória é indicada após a liberação médica e sob recomendação, respeitando o tempo de isolamento e levando em consideração sintomas persistentes como falta de ar, indisposição, fraqueza muscular generalizada, descondicionamento físico, entre outros.

“Os atendimentos são realizados por alunos com supervisão do professor preceptor responsável pelo setor e tem duração de 50 minutos. Essa é uma enorme contribuição da Unit para a sociedade, visando a melhora da qualidade de vida dos pacientes acometidos pela covid19”, concluiu o coordenador.

 

Acesso ao serviço

Para ter acesso aos serviços, é importante que o usuário tenha encaminhamento médico, seja através do atendimento prévio na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou atendimento hospitalar.

O Ninota Garcia está localizado na avenida João Rodrigues, 200, Bairro Industrial, Zona Norte de Aracaju (SE). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Para informações, os números são 3218-2336 e 3218-2337, ou pelo e-mail centrofisiounit@hotmail.com.

Veja também: Fluorona: O que sabemos sobre a dupla infecção por Covid e gripe?

Compartilhe: