ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça os programas de Bolsas de Iniciação Científica da Unit

A Universidade Tiradentes desenvolve o programa institucional e o de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

às 13h24
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes possui programas para a disseminação da pesquisa durante a graduação. A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os acadêmicos, desde cedo, em contato direto com a atividade científica, permitindo engajá-los na pesquisa.

Com isso, a Unit conta com Programas de Bolsas de Iniciação Científica com o objetivo de despertar vocações para a ciência e incentivar talentos potenciais. “As bolsas de IC funcionam mediante uma seleção de projetos de pesquisa. A cada ano, o edital é lançado em meados de abril e maio na página da pesquisa”, comenta a professora Adriana Karla Lima, coordenadora de pesquisa da Unit.

A coordenadora explica como funciona o processo seletivo. “O projeto é submetido em conjunto, professor orientador e aluno. Assim sendo, é realizada uma avaliação criteriosa tanto do projeto quanto da produção acadêmica do docente. Na sequência, o projeto é classificado”, salienta.

O estudante pode receber a bolsa de incentivo de Iniciação Científica durante 12 meses. “Ao final desse período, o acadêmico vai apresentar os resultados de sua pesquisa em nosso grande evento, a Semana de Pesquisa – Sempesq”, frisa.

As bolsas de IC são fomentadas por grandes agências de pesquisa do país como, por exemplo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os programas ofertados pela Unit estão o de Iniciação Científica ou de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Confira também: Iniciação Científica é o start da carreira acadêmica de um estudante.

Compartilhe: