ESTUDE NA UNIT
MENU

Especialista destaca a importância das metodologias ativas para a educação

Para a professora Karen Sasaki, a educação nunca foi tão provocada a uma mudança de paradigma de forma tão intensa quanto no momento atual.

às 14h53
Compartilhe:

A pandemia de covid-19 provocou mudanças em diversos setores, além de ocasionar transformações no comportamento da sociedade. Na educação, este cenário não foi diferente. Para a gerente acadêmica de Educação a Distância da Universidade Tiradentes, professora Karen Sasaki, o sistema escolar nunca foi tão provocado a uma mudança de paradigma de forma tão intensa quanto no momento atual.

“A gente percebe que diversas áreas do conhecimento tiveram avanços importantes. Por exemplo, na saúde não se opera mais como na década de 20. Na educação, a gente percebia que poucas mudanças aconteceram dentro da sala de aula. Antes da pandemia, as salas continuavam com carteiras enfileiradas, com o professor fazendo aula expositiva e fazendo com que o professor conduzisse sempre, como centro de toda atenção”, comenta a gerente.

“Neste processo de retomada presencial, a gente percebe sobretudo a valorização da importância do professor que consegue inovar e se diferenciar em sala de aula. E isso, coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem por meio das metodologias ativas”, acrescenta.

A especialista destaca a importância das metodologias ativas para a educação. “Quando o professor consegue fazer com que esse aluno, de fato, se envolva com a construção do conhecimento, isso vai impulsionar para que ele chegue ao objetivo no menor tempo possível”, comenta.

“As metodologias buscam ativar não apenas a dinâmica em sala de aula, mas buscam ativar processos cognitivos superiores que permite ao aluno a construção do conhecimento e habilidades. O aluno tem mais voz, consegue interagir mais e aplicar diretamente o conhecimento”, complementa.

Com tendências promissoras para a Educação a Distância – EaD, Karen Sasaki salienta a preparação da Unit para o cenário atual. “A Unit, continuamente, se prepara por meio de sólidos investimentos em tecnologia, sobretudo em formação de professores. A instituição de ensino desenvolve um programa de formação docente muito rico e alinhado aos interesses da educação do século 21 que foi justamente tratar sobre metodologia ativa e sobre tecnologia na sala de aula”, finaliza.

Veja também: EaD se consolida como preferência para quem busca um diploma de nível superior 

Compartilhe: