ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit inaugura Programa de Residência Médica em Estância

Estância recebe o primeiro programa de Residências Médicas da Unit em Sergipe, ofertando os cursos de Residência em Clínica Médica e em Ginecologia e Obstetrícia.

às 21h09
Fotos: SECOM Estância
Fotos: SECOM Estância
Fotos: SECOM Estância
Fotos: SECOM Estância
Fotos: SECOM Estância
Fotos: SECOM Estância
Fotos: SECOM Estância
Fotos: SECOM Estância
Fotos: SECOM Estância
Compartilhe:

A primeira turma do curso de Residência Médica da Universidade Tiradentes (Unit), no Estado de Sergipe, foi inaugurada neste dia 03, no campus Unit Estância. A solenidade para anúncio dos cursos de Residência em Clínica Médica e em Ginecologia e Obstetrícia, contou com a presença do reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, prefeito do município, Gilson Andrade (PSD), além de autoridades da instituição de ensino superior.

Professor Uchôa não conteve a felicidade com o momento. “Estamos muito orgulhosos de implantar o curso de Residência Médica em Estância. É imensurável os benefícios que esse curso vai prestar à sociedade estanciana e do entorno, além de possibilitar melhor qualificação para nossos residentes. Posso afirmar com certeza que, dentro de um ano, esses alunos estarão em um nível muito mais elevado, trazendo profissionais cada vez mais qualificados para melhor atender a população”, expressa o reitor.

De acordo com o prefeito, a semente foi plantada em 2018, quando as tratativas e esforços junto ao Ministério da Educação (MEC) foram iniciados. “Essa luta iniciou-se ainda em 2018, quando pleiteamos, com a ajuda do ex-deputado André Moura, o curso de Medicina junto ao MEC. Hoje já temos dois cursos de Residência Médica em funcionamento em Estância”, relembra. 

“Tenho certeza que esse curso permitirá que o município de Estância dê um salto qualitativo no que tange a qualidade do atendimento. Parabéns, professor Uchôa, pela sua visão, por acreditar na Educação e por transformar a vida dos sergipanos por meio da Educação”, salienta o prefeito Gilson.

Já o coordenador do curso de Medicina da Unit, professor Richard Cabral, fez questão de enaltecer a singularidade do município de Estância nos aspectos culturais e também a posição estratégica do campus da Unit na cidade, onde ele denomina de ‘Quarteirão da Saúde’ – formado por Universidade, Unidade de Saúde da Família, Hospital Regional e o Centro de Especialidades em Saúde.

 “A Unit teve o privilégio de ser a instituição habilitada para a implantação do curso de Medicina em Estância. E poucos municípios têm o privilégio de ter um curso de Medicina baseado em sua localidade. Sem contar o ‘Quarteirão da Saúde’ que possibilita uma formação completa e integral em todas as áreas – já que existe a possibilidade de contato com médicos, pacientes, gestores da saúde – para ajudar a enriquecer ainda mais o curso”, enfatiza o médico e coordenador do curso de Medicina da Unit, Richard Cabral.

A residente Lívia Carvalho, recém formada em Medicina, fala da concretização de um sonho que é entrar para Residência Médica. “Estou realizando um sonho! Quando a gente conclui o curso já pensa na especialização, mas todos sabem da dificuldade que é uma prova de Residência. Então ser aprovada é muito gratificante”, revela.

Enquanto que a soteropolitana, Raiza Trindade, celebra com expectativa o curso de Residência em Ginecologia e Obstetrícia. “Como sou de outro Estado, estou com muitas expectativas de fazer residência aqui em Estância. Estou muito animada em conhecer a população, suas necessidades na questão da saúde. Espero poder me adaptar, ajudar a população, e trazer novas perspectivas na área da saúde para poder ajudar a população na área de minha formação em Ginecologia e Obstetrícia, uma área que eu me encantei desde o primeiro contato na faculdade”, afirma.

O curso de Residência em Medicina da Família tem duração de dois anos, já o curso de Ginecologia e Obstetrícia tem duração de três anos, sendo três residentes por cada área de atuação.

Com informações da Secom

 

Leia mais: 

Campus Estância abre seleção para residência médica

Compartilhe: