ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente do PPG em Educação da Unit é eleita para o CONEP

Professora doutora Carla Jeane Dornelles foi eleita para mandato de dois anos como Membro Titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP)

às 21h19
Doutora Carla Jeane Dornelles é docente dos programas de Pós-graduação em Educação e em Direito da Unit
Doutora Carla Jeane Dornelles é docente dos programas de Pós-graduação em Educação e em Direito da Unit
Compartilhe:

A professora doutora Carla Jeane Helfemsteller Coelho Dornelles, membro do CEP/Unit SE e docente dos programas de Pós-graduação em Educação e em Direito da Universidade Tiradentes, foi eleita para um mandato de dois anos como Membro Titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), durante  a 72ª Reunião Extraordinária Remota do Conselho Nacional de Saúde – CNS, em eleição realizada no dia 19 de novembro de 2021. 

Carla considera de fundamental importância a sua participação em um órgão responsável pelo acompanhamento da pesquisa científica no Brasil, representando a área das Ciências Humanas e Sociais. “Como realizei meu mestrado e doutorado pesquisando sobre Ética, esta participação contribuirá para ampliação do conhecimento, avanços em termos da continuidade das pesquisas, e consequentemente, qualificação em termos da minha capacidade técnica enquanto pesquisadora, professora, orientadora”, explica. 

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). A composição multi e transdisciplinar reúne representantes de diferentes áreas do conhecimento para cumprir sua principal atribuição, que é a avaliação dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil. Em cumprimento à sua missão, a Comissão elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos participantes de pesquisa e coordena o Sistema CEP/Conep.

O Sistema CEP/Conep é formado pela Conep (instância máxima de avaliação ética em protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos) e pelos CEP (Comitês de Ética em Pesquisa), instâncias regionais dispostas em todo território brasileiro. O Sistema também envolve pesquisadores, assistentes de pesquisa, professores e universitários em iniciação científica, instituições de ensino, centros de pesquisa, fomentadores de pesquisa e os participantes de pesquisa.

“O CEP/Unit é coordenado pela Professora Dra. Adriana Karla Lima que exerce esta coordenação com maestria, divulgando todo o conteúdo sobre ética na pesquisa, compartilhando conhecimentos com os membros do CEP, e nos incentivando a participar das ações de forma ampla, representando o CEP da IES. Além disto, a partir do resultado no qual fui eleita, a Professora Adriana comunicou todos os demais setores nos quais atuo na IES (o PPED, o PPEG e a Graduação Online), solicitando dispensa das atividades nos turnos em que precisarei representar a instituição na CONEP, por ocasião das atividades mensais”, completa Carla.

A pesquisadora também ressalta que os Comitês de Ética são órgãos que existem para contribuir com a qualidade da pesquisa realizada no país, por meio do cuidado da integridade e dignidade das pessoas envolvidas. “É algo de suma importância em tempos de imediatismo onde a ética, por vezes, torna-se apagada. Desta forma é fundamental que todos os projetos de pesquisa institucionais vinculados à TCCs, Dissertações ou Teses, que envolvam de alguma forma os seres humanos (como: dados pessoais, entrevistas e questionários, por exemplo) devam ser apreciados previamente por um Comitê de Ética”.

 

Leia mais:

Docente da Unit é destaque na matéria de capa da Revista Galileu

Compartilhe: