ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso de Medicina é aprovado na residência médica em Psiquiatria

A residência é o momento em que o médico recém-formado completa a sua formação em uma área específica.

às 19h19
O egresso Miguel Vieira Gomes.
O egresso Miguel Vieira Gomes.
Compartilhe:

A residência médica é um momento crucial na vida de um médico recém-formado. É quando ele escolhe qual especialidade seguirá. Formado em medicina pela Universidade Tiradentes (Unit), Miguel Vieira Gomes, foi aprovado na residência em Psiquiatria na Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC), em Aracaju (SE).

“Escolhi essa área por gostar de estudar sobre a mente humana e suas implicações. Além disso, o contato com alguns mestres durante a graduação me fez ter maior afinidade e interesse sobre área”, conta o médico recém-formado.

“Iniciei a Residência Médica em março. Está sendo um momento bastante desafiador, porém de grande evolução pessoal e profissional. Após finalizar a residência em Psiquiatria, pretendo ingressar no mercado de trabalho e seguir evoluindo dentro da especialidade”, acrescenta.

Para o coordenador do curso de Medicina da Unit, Richard Halti Cabral, o resultado demonstra a qualidade do curso, dos estudantes e egressos. “As seleções que são feitas para residências médicas, avaliam diversas habilidades dos médicos recém-formados. Então, os egressos tendo uma boa aprovação mostra que enquanto estudantes, eles já são bons, e confere credibilidade ao curso, indicando que a universidade está no caminho certo para a formação desses médicos”, disse.

“A residência é de fundamental importância porque diferente de outros cursos, o curso de Medicina não é terminal. É na residência que o médico completa a sua formação porque permite uma vivência maior com uma determinada especialidade e experiência no cuidado com o paciente”, afirma Halti.

No curso, os estudantes são apresentados por meio das disciplinas às diversas áreas da medicina. Apesar de ser um curso de seis anos, sendo os dois últimos no internato, a vivência do médico recém-formado é mais intensa durante a residência. A duração de cada especialidade médica pode variar entre dois, três ou até cinco anos. 

“Durante a graduação tivemos a oportunidade de estudar a teoria e ver na prática a atuação das diversas especialidades. O contato diário com professores humanos e competentes nos ajudou a encarar os desafios da profissão com maior tranquilidade”, ressalta Miguel.

 

Leia também: Residência médica: Estudante Unit é aprovado em hospitais de SP

Compartilhe: