ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa de Medicina da Unit atua em Olindina (BA), sua cidade natal

Simone é uma das egressas do curso de Medicina da Unit que hoje faz a diferença em Olindina, onde a Unit EAD inaugurou recentemente.

às 20h00
Simone Beatriz dos Santos é médica graduada pela Unit em Sergipe
Simone Beatriz dos Santos é médica graduada pela Unit em Sergipe
Polo parceiro da Unit EAD em Olindina (BA) fica na escola em que Simone estudou na infância
Simone Beatriz dos Santos recebeu homenagem da cidade natal, Olindina (BA)
Simone Beatriz dos Santos
Compartilhe:

Filha da professora Isabel Cristina com Adilson Santana e adotada no coração por Márcio Ferreira, a médica de 25 anos, Simone Beatriz dos Santos, nasceu na cidade de Olindina no estado da Bahia e iniciou a graduação de Medicina na Universidade Tiradentes no ano de 2015 se formando em 2020.

Ao invés de seguir com sua profissão em grandes centros, como é o sonho de muitos recém-formados, Beatriz fez o caminho inverso e voltou para fazer a diferença em sua cidade natal. Mas o que ela não esperava era encontrar Unit também em Olindina. Neste caso, como polo EAD, situado na Escola Cristã Lírio dos Vales Ltda, onde Simone estudou na infância.

Simone conta que seu interesse pela profissão surgiu neste momento e desde pequena sempre foi incentivada a ir atrás de seu sonho. “Durante o Ensino Fundamental II tive o privilégio de ter professores queridos que me doaram tempo e cuidado fora da sala de aula quando manifestei o desejo de vestibular para Medicina. Agradeço às coordenações pelo acolhimento e oferta de bolsa de estudos acreditando em mim e vendo com os olhos da fé de minha mãe que eu poderia ser doutora”, conta.

“Ainda criança percebi que o viés romântico em desenhos de super herói se dava porque uma das formas de amar é cuidar. Alguns dos significados de cuidar envolve zelar, interessar-se, dedicar-se”, afirma a médica.

Desafios e recompensas

Existem os desafios que todo graduado enfrenta, desde a rotina de provas aos desafios financeiros e o distanciamento da família. “O curso de Medicina é a amálgama de doação, amor, disciplina e a busca da estabilidade entre desejos e renúncias. Não estar presente fisicamente em muitas ocasiões com a família e amigos durante a graduação, não se envolver emocionalmente com os pacientes foram alguns desafios”, conta.

Durante a graduação, Simone Participou de ligas (farmacologia médica, cirurgia pediátrica, saúde da família e comunidade), atividades de pesquisa (na área de saúde cardiovascular e pediatria) e extensão (mutirão de saúde, programa Projeto do Bem, atividades em escolas), estágios extracurriculares e entre outros.

“Identifiquei-me principalmente com a possibilidade de levar a assistência à população carente através das atividades de extensão e a realização de pesquisas que ampliaram o saber médico com impacto direto na assistência”, conta.

Hoje ela atua como médica no Programa de Saúde da Família em Tobias Barreto-Sergipe e realiza atendimentos na clínica Oliclin (Olindina-BA) e na Univida (Tobias Barreto-SE).

O poder da educação

A transformação trazida pela educação foi o ponto que a médica mais enfatizou sobre sua trajetória. Para ela, há pessoas que não dão a atenção devida aos estudos porque não sabem da capacidade de mudança que um bom ensino pode trazer

“Defendo que a educação ao expandir o horizonte e demonstrar as múltiplas possibilidades que o ensino pode oferecer, concederá espaço no desenvolvimento pessoal para a formação de virtudes. A dádiva de ser médica eu compartilho e legitimo como fruto de todos os educadores que insistem, persistem e não desistem de depositar valores em cada semente, aluno, que por ele passa”, diz.

Segundo Simone, o corpo docente da Universidade teve um papel crucial durante sua formação. “Durante a graduação tive o privilégio de conviver, aprender e ser direcionada por professores fascinantes (faltar-me iam caracteres para nomear a todos, mas represento-os por Jeová, Caroline Araújo, Ana Jovina, Bruna França, Renata Hellen, Raquel Calasans, Gilberto Tavares, Alexandre Cardoso, Luís Flávio, Rafael Bastos, Marcio Alves, Carlos Souza e na memória de professores que estão eternizados em minha prática diária: Walter Marcelo e Antônio Lima)” ressalta..

A fé, a família e a educação são seus pilares de sustentação. “Sou eternamente grata a minha mãe porque se tudo que precisamos para que um sonho se torne real é que alguém acredite nele, ela é o meu alguém, batalhou e me instruiu nas coisas que a medicina não pode ensinar: paciência e compaixão”, pontua.

Polo Unit EAD em Olindina

O município baiano de Olindina recebeu recentemente um novo polo parceiro da Unit EAD. Localizado no endereço Rua Presidente Médici, s/n, Centro, é gerido por Marcos Antônio e tem tido boa receptividade dos munícipes que buscam mudar de vida por meio da educação

Simone, natural de Olindina e formada pela Unit, enxerga a importância de expandir a educação através dos polos EAD. “É uma grande oportunidade de realizar o ensino superior com a possibilidade de conquistar não apenas um diploma, mas uma formação de qualidade com perspectiva de melhora na qualidade de vida e impacto para toda a cidade”, ressalta.

Qualidade acadêmica e corpo docente qualificado são  alguns dos motivos que a fizeram escolher a Unit. “Pela qualidade e metodologia de ensino ofertadas, por possuir reconhecimento e avaliação notória pelo MEC, apresentar distância reduzida da minha cidade natal, ofertar vagas para financiamento estudantil, por inspirar a alcançar novos horizontes como propõe a missão da Universidade”, finaliza.

Leia também: Prefeitura de Nossa Senhora das Dores firma convênio com o polo Unit EAD

Compartilhe: